Concursos Públicos

Aprenda quando e como realizar essa atividade

[ad_1]

Olá, futuros concursados! Hoje iremos abordar um aspecto importante da preparação para concursos: a realização de simulados. Com as dicas aqui expostas, esperamos que vocês consigam simular o dia da prova do TJ-RJ de forma a colher os frutos dessa prática.

Nesse contexto, iremos abordar os seguintes tópicos:

  • Por que simular o dia da prova do TJ-RJ é importante?
  • Qual o melhor momento para fazê-lo?
  • Onde encontrar simulados para realizar?
  • Chegou o momento de simular o dia da prova do TJ-RJ
  • Como aprender com os erros

Por que simular o dia da prova é importante?

Embora seja uma prática negligenciada por alguns candidatos, simular o dia da prova do TJ-RJ é capaz de nos trazer muitos benefícios.

Autoavaliação

Em primeiro lugar, os simulados funcionam como uma avaliação de nós mesmos. Quando realizamos questões estruturadas da forma como a banca costuma exigir dos candidatos, adquirimos a oportunidade de diagnosticar os nossos pontos fracos antes do dia em que tudo será para valer. E isso é importante porque, muitas vezes, no início da nossa preparação, temos a falsa sensação de que estamos compreendendo a matéria no nível que a banca espera de nós. O que, muitas vezes, não é verdade. Assim, com o resultado do simulado em mãos, podemos consertar o que não está indo tão bem, para que tenhamos o melhor desempenho possível na prova.

Resistência

Além disso, o simulado é importante para o preparo físico e mental necessário no dia da prova. É comum estudarmos por ciclos ou durante no máximo 2 horas sem interrupção, mas é raro que alguém consiga manter a concentração por 4 ou 5 horas direto. E é isso que precisaremos fazer no dia da prova: manter a concentração por um longo período. Como só chegaremos a esse ponto de concentração através da prática, temos aqui mais um benefício dos simulados.

Simular o dia da prova  do TJ-RJ auxilia no preparo físico e mental.

Familiarização com a forma de prova e o perfil da banca

Realizar simulados elaborados de acordo com os moldes da banca examinadora é uma prática que permite que conheçamos, de forma suficiente, a banca que irá aplicar a prova, uma vez que o estilo de cobrança tende a se repetir. Com a simulação, conseguimos perceber quais assuntos são mais cobrados, assim como a forma pela qual são cobrados.

Gerenciamento do tempo

Muitas vezes sentimos que necessitamos de mais tempo do que nos é oferecido para resolver a prova. Algumas questões, em geral as mais extensas, requerem maior tempo para resolução, ao contrário de questões mais diretas. Nesse contexto, simular o dia da prova do TJ-RJ é capaz de nos ensinar a gerenciar o tempo disponível de forma adequada. Por meio da simulação, iremos aprender a deixar questões mais extensas ou que nos gerem dúvidas por último, por exemplo.

Controle da ansiedade

Por último e não menos importante, os simulados nos auxiliam no controle da ansiedade, uma vez que, nos submetendo ao estresse do dia da prova de forma frequente, o dia oficial se tornará apenas mais um dia para nós, sem aquele nervosismo desmedido.

Qual o melhor momento para fazê-lo?

Para que possamos extrair o melhor proveito dessa prática, é ideal que tenhamos os conhecimentos necessários para realizar as questões.

Desse modo, no começo da nossa preparação, acaba sendo mais produtivo realizar questões de forma isolada. Isso porque no começo ainda possuímos muitas lacunas de conteúdo. Alguns assuntos ainda estão recentes em nossa mente, e devemos concentrar esforços em revisá-los, uma vez que, se formos direto aos simulados, sentiremos frustração ao errarmos mais do que gostaríamos.

Como não devemos, jamais, ficar sem realizar questões, uma boa estratégia é, nesse momento inicial, resolver questões de forma isolada. Podemos separar as questões por blocos de assuntos, para que possamos ter um controle maior dos pontos em que temos maior dificuldade.

Quando já nos sentirmos preparados, é hora de começar a simular. Uma boa frequência para fazermos simulados no período pós-edital é uma vez por semana. Assim, durante a semana estudamos, revisamos a teoria, lemos lei seca, resolvemos questões de forma isolada na plataforma, e, em um determinado dia, simulamos a prova, para que possamos ter uma noção real do nosso desempenho.

Onde encontrar simulados para realizar?

Aqui no Estratégia os professores disponibilizam simulados de qualidade, preparados de acordo com o perfil da banca. São elaborados da forma mais fiel possível: com o mesmo número de questões, com uma boa distribuição das questões entre as disciplinas e com questões discursivas, se estiverem previstas no edital.

É importante percebermos que muitas vezes são simulados difíceis, pois a ideia é nos preparar para que, no dia da prova, tenhamos mais facilidade em resolvê-la. E, acreditem, isso acontece!

Abaixo, temos um exemplo de simulado aplicado para o concurso do TJRJ, cargo de Técnico Judiciário:

Como ficar a par dos simulados que serão aplicados?

Realizar os simulados na hora em que são aplicados possui seus benefícios: podemos participar do ranking, através do qual temos uma noção do nosso desempenho em relação aos demais candidatos. Além disso, acompanhando a correção ao vivo, podemos ter acesso aos professores através do chat do Youtube.

Para sabermos quais simulados serão aplicados e quando o serão, podemos acompanhar pela aba “Simulados”, na plataforma do assinante. Além disso, as datas dos simulados estão dispostas na aba “Aulas ao vivo” do site, também como são divulgadas no Instagram do Estratégia (@estrategiaconcursos). Portanto, não há motivo para ficarmos de fora!

Chegou o momento de simular o dia da prova do TJ-RJ

De nada adianta termos em mãos uma lista de questões preparada de forma adequada se não reproduzirmos as mesmas condições que encontraremos no dia da prova.

Isso é: nada de material por perto. Apenas água, caneta e, se de nossa vontade, um lanche. Além disso, só devemos nos levantar para ir ao banheiro. Fora isso, foco total.

É nesse momento que iremos testar as estratégias que mais se encaixam no nosso perfil. Algumas pessoas sentem que rendem melhor quando iniciam pela matéria mais difícil, pois iniciam a prova com um foco maior. Outras preferem iniciar com a matéria mais fácil, pois ganham confiança para resolver o restante da prova. Tudo é uma questão de tentativa. Para descobrirmos como funciona melhor para nós, temos que nos testar, o que é feito através da simulação.

Assim, iremos descobrir com qual matéria começar. Qual matéria deixar por último. Se devemos fazer a questão discursiva antes ou depois das questões objetivas. Se precisamos ir ao banheiro lavar o rosto quando o foco começar a se dissipar, ou se apenas precisamos nos alimentar. Tudo isso é questão de prática e de experiência.

Como aprender com os erros

Simulado feito. E agora? O melhor a se fazer é descansar e relaxar a mente. Se realizamos o simulado no turno da manhã, podemos almoçar e descansar, e, à tarde, retornar para fazer a correção.

Essa etapa é tão crucial quanto resolver as questões: a hora da correção. Sendo o resultado positivo ou não, corrigir as questões que erramos ou as que tivemos dúvidas é sempre necessário, pois é nessa hora que vamos aprender.

Os professores do Estratégia corrigem questão a questão no Youtube, fazendo os comentários pertinentes para que consigamos aprender e evitemos erros futuros. E, é claro, para anotarmos em nosso material, de forma a sanar as dúvidas. Os vídeos com as correções dos simulados ficam disponíveis na área do aluno após a edição.

Como exemplo, segue abaixo o vídeo da correção do simulado do TJRJ, apresentado anteriormente nesse artigo:

https://www.youtube.com/watch?v=NMaUIrdB4Es&feature=emb_logo

Além disso, devemos mapear os nossos erros, ou seja, identificar em quais assuntos apresentamos maiores dificuldades, pois é neles que devemos focar e concentrar nossos esforços, para que o erro não se repita.

Concluindo

Pelos motivos apresentados no início do presente artigo, podemos perceber a importância da realização de simulados. Com as dicas aqui expostas, seremos capazes de aprender a simular o dia da prova do TJ-RJ de forma eficiente.

Grande abraço,

Julia Mello

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2020

[ad_2]

Source link