Concursos Públicos

Concurso público nível médio: o que estudar?

[ad_1]

Há várias boas oportunidades em concurso público nível médio. E não pense que essas vagas são só para quem terminou o ensino médio, muitas pessoas que já possuem um curso de nível superior também embarcam nessas vagas. Isso acontece, principalmente, belos bons salários e benefícios, além da estabilidade financeira e a falta de oportunidades de emprego no setor privado. Por isso, hoje vamos falar sobre o que estudar para concurso público de nível médio.

Antes disso, venha conferir as oportunidades que estão previstas para este ano.  Aqui no blog do Aprova, também mantemos atualizado um post sobre os concursos abertos e com editais publicados e outro de certames autorizados e previstos. Assim, você fica por dentro de tudo que está acontecendo no mundo dos concursos públicos, pode escolher uma oportunidade para chamar de sua e estar preparado para garantir sua vaga.

 

Concurso público nível médio

Como estudar para concurso público nível médio

 

O que estudar para concurso público nível médio?

Se você está se questionando: o que estudar para concurso público de nível médio? Saiba que precisa se concentrar em três matérias principais. São elas: língua portuguesa, matemática e informática. Lembrando que em português entra também a produção de textos para as provas com questão discursiva e em matemática também está incluso o universo de raciocínio lógico.

 

Matérias de concurso público

As matérias que mais são cobradas em concursos de nível médio

 

E apesar de serem só três disciplinas, há muito material envolvido. Por isso, você precisa de uma ajuda para entender quais são os conteúdos mais cobrados em cada uma delas, para ter uma preparação mais direcionada e garantir a tão sonhada vaga como funcionário público. E não esqueça que a melhor forma de preparação é estudar com vídeo aula para concurso. Vamos lá para as dicas?

 

O que estudar de português para concurso?

A disciplina de língua portuguesa está presente em todos os concursos públicos. E não é apenas nas questões que cobram gramática, por exemplo. Mas, para responder qualquer pergunta de qualquer matéria, você precisa interpretar o enunciado para saber o que ele quer que você faça. Essa interpretação é puro português. Sendo assim, interpretação de texto já entra como um dos temas que você precisa estudar. E só é possível ficar bom nesse tema, respondendo questões de concursos públicos anteriores, só a prática leva a perfeição.

Estudamos português desde sempre e utilizamos esse idioma todos os dias. Porém, mesmo assim, é normal esquecer sobre determinadas regras de gramática, por exemplo. Por isso, você precisa primeiro revisar os conteúdos que já foram aprendidos. Assim, você poderá relembrar de alguns conceitos ou, até mesmo, aprender assuntos que não foram bem explicados durante o ensino médio. Para isso, trouxemos uma aula de português do zero, ela foi desenvolvida para os estudantes do ENEM, mas pode ajudar qualquer um!

Agora que você já relembrou um pouquinho do que já aprendeu em português, vamos continuar falando sobre os temas que precisam ser estudados e reforçados. Foque, principalmente, nesses assuntos: crase, concordância verbal, concordância nominal, pontuação e interpretação de texto. Para te ajudar, confira o vídeo abaixo com a professora Adriana Figueiredo e venha aprender tudo sobre crase.

 

Se quiser se aprofundar mais no assunto, temos um post completo sobre como estudar português para concurso.

 

O que estudar de informática para concurso?

Assim como acontece com o português, você provavelmente utiliza conceitos de informática todos os dias, pode ser para trabalhar ou para se distrair com entretenimento. Porém, esse uso não é o suficiente para garantir uma boa nota e gabaritar as questões dessa disciplina. Por isso, hoje vamos te ensinar como estudar informática para concurso.

 

Informática para concurso público

O que cai de informática em concurso público nível médio

 

Para começar, você precisa entender que o conteúdo que poderá cair no concurso que você tem interesse, estará no edital. Então, é bem importante ler esse documento atentamente. Por exemplo, no último edital do IBGE foi cobrado noções de informática e foram citados os seguintes assuntos:

Conceitos Básicos: operação de microcomputadores, funcionalidades e aspectos de configuração de CPU, monitor de vídeo, dispositivos de memória dinâmica e de massa, teclado, mouse, impressora, armazenamento de dados, conceito de diretórios e arquivos, operações usuais no manuseio de dados computacionais. II -Aspectos de Segurança dos Sistemas Computacionais: qualificações de acesso, chaves e senhas, vírus e antivírus, procedimentos de “backup”. III – Aplicativos Computacionais Básicos: funcionamento de editores de texto, planilhas eletrônicas, navegadores, conhecimentos de Word e Excel. IV – Comunicação através de Redes Computacionais: recursos necessários e mecanismos de comunicação; programas de transferência de arquivos e correio eletrônico; Organização da Intranet e Internet. V – Operação do Sistema Windows 7 ou superior.

Mas, se você está estudando para mais de um concurso ao mesmo tempo e quer saber quais são os temas mais cobrados, nós podemos te ajudar. Você precisa focar em: Sistema Operacional e Software, Microsoft Word, Microsoft Excel, internet, navegadores, editores de texto e editores de planilha. Venha aprender com a videoaula abaixo ministrada pelo professor Marcio Hollweg.

 

O que estudar de matemática para concurso?

A matemática é temida por alguns e adorada por poucos. Mas, não importa de qual time você é, essa disciplina, provavelmente, aparecerá no seu próximo concurso. Na verdade, a aversão que muitas pessoas possuem dessa matéria pode ser em razão de um mal entendimento na base do ensino da matemática. Por isso, para tirar essa má impressão, você precisa revisar os primeiros conteúdos. Para te dar uma forcinha, separamos um vídeo com os conceitos iniciais da matemática, para você relembrar as operações básicas. A vídeo aula para concurso abaixo é do professor Braian Azael e foi desenvolvida para os estudantes do ENEM, mas vai servir como uma luva para a sua preparação também. Venha conferir!

Então, na hora de estudar matemática para concurso foque principalmente nesses assuntos: frações, razão e proporção, porcentagem, probabilidade e regra de três. Esses são os temas que mais aparecem nas provas de um modo geral. Faça filtros, responda muitas questões sobre esses temas, teste seus conhecimentos e avalie os seus resultados.

Vamos a algumas dicas rápidas e práticas para você se dar bem na matemática e ficar mais perto de conquistar a vaga dos seus sonhos:

 

Dicas para estudar matemática

Dicas para estudar matemática

 

– Esqueça a calculadora: coloque a cabeça para funcionar, até porque no dia da prova você não terá uma calculadora em mãos. Então, se você treinar com essa ferramenta, pode não saber ao certo qual é o tempo que leva para completar um exercício.

– Memorize fórmulas e conceitos: para conseguir tal feito é interessante escrever a fórmula na hora de resolver a questão, assim, a sua mente vai memorizando.

– Não se distraia: mais do que nas demais disciplinas, na matemática você precisa de atenção total, porque um erro no meio da conta pode alterar todo o resultado e te levar a uma alternativa errada. Então, deixe o celular e a TV de lado, combinado?

O que estudar de raciocínio lógico para concurso?

Apesar da sua semelhança com a matemática, o raciocínio lógico muitas vezes aparece como uma matéria a parte. Ele exige as operações matemáticas, mas também muito de interpretação do enunciado. Os temas mais cobrados em concurso de nível médio são: lógica das proposições, teoria de conjuntos, porcentagem e análise combinatória.

 

Raciocínio Lógico para concurso

Assuntos de Raciocínio Lógico para concurso

 

Como o raciocínio lógico não está muito presente nos nossos estudos até o ensino médio, trouxemos uma questão para exemplificar essa matéria para você. É esse tipo de pergunta que você encontrará na prova:

 

Concurso: Prefeitura de Sarzedo (MG)
Banca: IBGP
Ano: 2018

Acerca das proposições, analise.

I. A árvore é vermelha. Pode-se dizer que essa afirmação ou é falsa ou é verdadeira. Portanto, trata-se de uma proposição.

II. Bom dia! Trata-se de uma saudação. Não podemos dizer que a frase é falsa, nem mesmo que é verdadeira. Portanto, a frase não é uma proposição.

III. As informações das proposições possuem valor lógico totalmente verdadeiro ou totalmente falso. Nunca uma proposição será verdadeira e falsa ao mesmo tempo.

Está(ão) CORRETA(s) a(s) afirmativa(s).

a) I apenas.
b) III apenas.
c) I e II apenas.
d) I, II e III.

Já sabe qual é a resposta? Então, clique aqui para conferir se você acertou!

Como estudar para as questões discursivas de concurso público nível médio?

No concurso público de nível médio pode ser cobrada uma questão discursiva. E esse é o terror de muitos estudantes. Por isso, você precisa ganhar destaque neste quesito para sair à frente dos seus concorrentes. Então, vamos as dicas de como fazer uma boa redação:

 

Questão discursiva de concurso

Dicas para tirar um boa nota na prova discursiva

 

– Simplifique sua escrita: nada de querer colocar palavras difíceis para que o examinador pense que você escreve bem. O bom comunicador faz a sua mensagem ser compreendida por todos.

– Não seja repetitivo: quando precisar repetir termos utilize seus sinônimos.

– Sua história precisa ter começo, meio e fim: o texto precisa ter concordância e coerência, sendo assim, você deve ligar as três partes da sua escrita.

– Não fuja do assunto: você pode até dar exemplos para contextualizar, mas não abandone a ideia inicial. Vale pensar na construção textual como introdução, argumentação e conclusão.

Para te ajudar ainda mais no assunto, produzimos um programa semanal com a professora Daniela Tatarin. Venha entender o que cai na prova discursiva:

 

Responda questões de concurso público nível médio

Independente se você está estudando língua portuguesa, matemática, informática ou qualquer outra, precisa testar seus conhecimentos. E a melhor forma de fazer isso é responder questões de concursos anteriores. Dessa forma, você pode relembrar de alguns assuntos que já foram estudados, descobrir quais temas já foram aprendidos e quais ainda precisam ser revisados.

Vale lembrar que você precisa não apenas escolher a alternativa correta, mas entender os motivos das demais estarem erradas. Assim, a sua preparação fica ainda mais completa e você evita acertar por mero chute. Então, coloque na sua agenda o compromisso de responder questões semanalmente e acompanhar o seu desempenho a cada semana e a cada disciplina.

 

Responda questões de concurso toda semana

Acompanhe o seu desempenho a cada semana

 

No Aprova Questões, você encontra perguntas atualizadas sobre inúmeras bancas e concursos. Isso é bem importante, pois, uma questão de português desatualizada, por exemplo, pode confundir sua cabeça e fazer com que você erre outras perguntas no dia da prova. Então, separamos abaixo questões de cada uma das três disciplinas que mais são cobradas em concurso público nível médio, com um extra de raciocínio lógico. Não perca mais nenhum minuto, clique nos links abaixo e comece agora mesmo a se preparar!

Questões de português para concurso

Perguntas de matemática para concurso

Questões de raciocínio lógico para concurso 

Questões de informática para concurso

 

Preparação para concurso público nível médio

Se você está focado em se preparar para um concurso público nível médio, saiba que escolher um curso para concurso de qualidade é o primeiro e mais importante passo. Afinal, não basta só entender os conteúdos é preciso saber como eles serão cobrados no dia da sua prova. E, só a experiência de professores de um curso para concurso pode trazer isso para você e para a sua preparação.

Então, aposte em vídeo aula para concurso. Esse é o método mais dinâmico e rápido de aprender. Já que em apenas 30 minutinhos, você pode ter acesso a um conteúdo novo, proposto pelo professor. Se você for estudar com apostilas, pode passar horas lendo dezenas ou até centenas de páginas sobre um tema. E ainda não terá garantias de que terá aprendido, pois dependerá da sua concentração e do modo como os textos foram escritos. Não há discussões, estudar com vídeo aula para concurso é a melhor solução para quem quer encurtar o caminho até a aprovação em concurso público.

 

vídeo aula para concurso

Prepare-se com vídeo aula para concurso

 

Cada vídeo aula para concurso do Aprova está em formato de ordem de estudos. Isso significa que você não precisa fazer uma planilha e pensar na sequência de assuntos que precisa aprender, nossos professores já fizeram isso por você. Então, é só dar o play na primeira vídeo aula para concurso e ir assistindo tudo na sequência, pois, elas já foram disponibilizadas por ordem de importância. Começando por aqueles assuntos que possuem mais chances de cair na sua prova.

Escolha o Aprova como curso para concurso e descubra o segredo para ser aprovado em qualquer certame. Clique aqui para conhecer os nossos cursos, cada um deles é focado em um concurso e um cargo, para você ter uma preparação ainda mais direcionada. Venha conquistar sua carreira em órgão público! E confira as notícias mais recentes em nossa página no Facebook.

[ad_2]

Source link