Concursos Públicos

Coordenador de RH explica situação

[ad_1]

Continua sem previsão a liberação do edital do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2020 para efetivos. De acordo com o coordenador de Recursos Humanos, Bruno Malheiros, atualmente, tenta-se a movimentação de servidores de outras repartições para a composição da força de trabalho do órgão. 

A declaração aconteceu em entrevista ao site Folha Dirigida na última quinta-feira, 5. Segundo Malheiros, a decisão é regida pela Portaria 193, proposta pelo antigo Ministério do Planejamento, atual Ministério da Economia.

Contudo, apesar das negativas para a realização de um novo certame, o coordenador adiantou que, somente quando forem estabilizadas as transferências, é que será possível estabelecer um número exato no déficit de servidores efetivos e, consequentemente, solicitar a abertura de edital. O resultado desse processo será decisivo para a liberação ou não do IBGE 2020.

Último pedido aconteceu em 2017

Em 2017, foi encaminhado pelo IBGE ao governo o pedido de concurso com abertura de 1.800 vagas, das quais 1.200 para técnicos e 600 para analistas. Sem sucesso, a solicitação perdeu força e foi arquivada junto com outros 26 pedidos. 

Sobre os cargos, a carreira de técnico exige ensino médio completo e conta com remuneração inicial de R$ 3.890,87 mais benefícios. Já para a vaga de analista, os candidatos precisam ter formação em nível superior. O salário pago para a função é de R$ 8.2013,07 iniciais, de acordo com portal da transparência do órgão.

Havia até então uma confirmação do instituto para a liberação de um novo edital para o preenchimento de servidores efetivos em 2019. Contudo, sem o envio do pedido até o dia 31 de maio, data limite dos recebimentos, a possibilidade de um novo certame foi descontinuada.

Com a aposentadoria de alguns trabalhadores ao longo dos anos, o déficit no quadro de funcionários  pode aumentar em mais 1.416, cerca de 28% do total em atuação, o que contribui ainda mais para a necessidade de um novo concurso. 

IBGE 2020: Vagas temporárias ultrapassam 208 mil

Apesar do pessimismo em torno do concurso para efetivos, o mesmo não pode ser dito sobre o IBGE 2020 para o preenchimento de vagas temporárias. São 208.695 oportunidades para os cargos de agente censitário municipal e supervisor e 180.557 para a função de recenseador. 

O processo seletivo acontece em função da necessidade de mão de obra para a realização do Censo Demográfico 2020 que acontece em todo o Brasil. As coletas dos dados acontecerá durante cinco meses para os aprovados nos cargos de agentes e de três meses para aqueles que conseguirem entrar como recenseadores.

Podem participar candidatos dos níveis fundamental e médio. As inscrições acontecem até o dia 24 de março no site da banca organizadora, Cebraspe. O IBGE estima a participação de 20 milhões de pessoas, visto que, além dos vencimentos mensais, os profissionais temporários também terão direito à 13º salário e férias de acordo com o tempo trabalhado.

Confira os editais para ambos os cargos:

Veja ainda: Concurso IBGE 2020: Inscrições abertas para mais de 208 mil vagas de níveis médio e fundamental!



[ad_2]

Source link