Concursos Públicos

É melhor entregar agora ou depois?

[ad_1]

O período para entrega da declaração do Imposto de Renda 2020 acontece do dia 2 de março a 30 de abril. Pessoas que receberam rendimentos tributáveis com valores iguais ou superiores a R$ 28.559,70, em 2019, são obrigadas a declarar.

Quanto mais cedo o contribuinte enviar as informações à Receita Federal, maiores as chances de receber os valores de restituição nos primeiros lotes. Isso desde que possua quantias a restituir.

Em 2020, o pagamento da restituição do IR 2020 será feito em cinco lotes, que serão pagos entre os meses de maio e setembro. Integram os grupos prioritários para receber a restituição no primeiro lote, idosos e pessoas com alguma deficiência física, mental ou com doença grave têm prioridade

Demais demais contribuintes que queiram receber no segundo lote, com previsão de pagamento em junho, devem entregar a declaração logo nos primeiros dias. Quem deixar para declarar na última semana será restituído apenas em setembro.

O que acontece se deixar para declarar o IR nos últimos dias?

A vantagem para os contribuintes que recebem a restituição nos últimos lotes é que o valor entregue tem correção pela Selic. Essa taxa, ultimamente, está em 4,25% ao ano.

Receber a restituição nos primeiros lotes pode ser vantajoso para declarantes que não possuem dívidas. Assim, podem investir o dinheiro em aplicações com retornos mais altos do que a taxa básica de juros.

A alternativa pode ser benéfica também para quem possui dívidas, pois poderá utilizar os valores para amortização ou quitação do saldo devedor.

Em contrapartida, pessoa que têm pouco controle financeiro podem deixar para declarar o IR nos últimos dias. Desta forma, receberão a restituição no final do ano e poderão usar os valores para quitar, por exemplo, IPTU, IPVA e seguros.

Como ser restituído mais cedo?

Mesmo quem entrega a declaração no início pode receber a restituição nos lotes finais. Isso acontecerá se a Receita fizer uma apuração mais detalhada. Por isso a necessidade de informar todos os dados corretamente.

Contribuintes que queiram receber a restituição nos primeiros lotes devem ter atenção e cuidado ao preencher a declaração. Qualquer erro notado pela Receita pode ter como consequência a necessidade de correção por parte do declarante. Isso é feito por meio do envio de declaração retificadora.

Se isso chegar acontecer, o problema deverá ser solucionado primeiro e só após os valores de restituição serão pagos.

Como declarar o Imposto de Renda 2020?

O preenchimento e envio da declaração do Imposto de Renda pode ser trabalhoso, mas não é tão complicado. Confira o passo a passo a seguir:

  1. Reúna todos os comprovantes e documentos necessários de receitas e gastos;
  2. Acesse o site da Receita Federal e faça o download do programa gerador de acordo com o sistema do computador, tablet ou smartphone utilizado (clique aqui);
  3. Com o programa instalado, escolha entre importar dados da declaração do ano anterior ou preencher uma do zero;
  4. Em seguida, escolha o tipo de declaração e tributação que vai fazer;
  5. Depois, escolha a opção “Declaração de Ajuste Anual” e inclua seu nome e CPF.

Confira também: Como declarar o Imposto de Renda em 2020: Confira o passo a passo



[ad_2]

Source link