Concursos Públicos

Ex-presidente do IBGE diz que Censo é fundamental para futuro do país

[ad_1]

Susana Guerra pediu demissão após o Congresso Nacional reduzir o orçamento destinado para a realização do Censo Demográfico. Saiba os detalhes em nossa matéria.

Censo Demográfico em 2021: enquadramento em funcionário do IBGE usando aparelho de pesquisa e estatística

“Mais do que nunca será fundamental para o futuro do Brasil”, afirmou a ex-presidente do IBGE. – Foto: Simone Mello/Agência IBGE Notícias

A ex-presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Susana Cordeiro Guerra, deixou o cargo nesta sexta-feira, dia 09 de abril. Em carta de despedida encaminhada para os funcionários do órgão federal, a economista ressaltou a importância da realização do Censo Demográfico e fez um apanhado de sua atuação durante os dois anos e dois meses à frente do IBGE. “Mais do que nunca será fundamental para o futuro do Brasil”, afirmou.

Susana Guerra pediu demissão após o Congresso Nacional reduzir o orçamento destinado para a realização do Censo Demográfico. Inclusive, as provas do concurso IBGE para Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador acabaram sendo suspensas pelo mesmo motivo. Juntos, os cargos abrangem 204.307 vagas. O destino dessas seleções depende de parecer do Ministério da Economia sobre o orçamento do Censo.

“Tenho a convicção de que conseguimos lançar bases sólidas para que a operação censitária seja implementada. O próximo Censo terá, como lastro, o aprendizado e os avanços técnicos viabilizados nos últimos meses, mas também se apoiará na expertise e na experiência construídas pelos ibgeanos ao longo de décadas”, a ex-presidente do IBGE escreveu em carta de despedida.

Como fica o concurso IBGE para Censo Demográfico e as demais seleções?

Em razão dos cortes no orçamento do Censo Demográfico, foram suspensas as provas do concurso IBGE para os cargos de Agente Censitário Municipal, Agente Censitário Supervisor e Recenseador. A etapa eliminatória estava prevista para ocorrer durante os dias 18 e 25 de abril, mas acabaram sendo adiadas. Em comunicado, o Cebraspe disse que, em breve, um novo prazo pode ser definido.

Lembrando que as demais seleções, até então, ainda não foram alteradas. Continua mantido o calendário de atividades para Agente de Pesquisa e Mapeamento, Agente de Pesquisa por Telefone, Supervisor de Coleta e Qualidade e Supervisor de Pesquisas. Ao todo, o IBGE abriu seis editais neste ano de 2021. As oportunidades foram distribuídas da seguinte maneira:

  • Recenseador: 181.898 vagas para o Censo Demográfico;
  • Agente Censitário Municipal (ACM): 5.450 vagas para o Censo Demográfico;
  • Agente Censitário Supervisor (ACS): 16.959 vagas para o Censo Demográfico;
  • Agente de Pesquisa e Mapeamento: 5.623 vagas;
  • Agente de Pesquisa por Telefone: 300 vagas;
  • Supervisor de Coleta e Qualidade: 552 vagas;
  • Supervisor de Pesquisas: 25 vagas.
Bruno Destéfano

Redator

Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem “Insurgência – Crônicas de Repressão”. Atualmente, trabalha como redator web no site “Concursos no Brasil” e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe



[ad_2]

Source link