Concursos Públicos

O que é preciso para ser um funcionário público?

[ad_1]

O que é um funcionário público?

Antes mostrarmos o que é preciso para ser um funcionário público, é importante falar sobre o que é um servidor público, como também pode ser denominado. E para isso vamos contar com a ajuda da Constituição Federal de 1988 que diz: “servidor público é todo aquele que mantem vínculo de trabalho profissional com os órgãos e entidades governamentais, integrados em cargos ou empregos de qualquer delas: União, estados, Distrito Federal, municípios e suas respectivas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista”.

Você sabe o que é um funcionário público?

Você sabe o que é um funcionário público?

É ainda importante saber que ele pode ser de dois tipos, político e público. Para o caso de quem busca uma vaga através de concurso público, e caso seja aprovado, será enquadrado como agente público uma vez que, conforme explicado no parágrafo anterior, exercerá função em alguma entidade governamental.

Quais as exigências para se tornar um funcionário público?

Você em algum momento já deve ter ouvido, ou até mesmo falado para alguém, que os melhores empregos estão no funcionalismo público. E isso é uma verdade! Só que claro, antes de conquistar seu espaço nesse setor é necessário cumprir com uma série de exigências, sobre as quais falaremos no decorrer deste post. Então se você quer saber de uma vez por todas o que é preciso para ser um funcionário público, deve ler até o final.

Bom, antes de mais nada o requisito primordial é ser aprovado em um concurso público. Sem isso não adianta ir até o órgão do seu interesse, pedir oportunidade, enviar currículo, enfim. Portanto, escolha o certame do seu interesse, confira para qual oportunidade deseja concorrer e faça sua inscrição. Mas claro, desde que atenda a todos os requisitos que a vaga exige.

Exigências para se tornar funcionário público

Para se tornar funcionário público é necessário cumprir algumas exigências

Esses requisitos são encontrados no edital do concurso. Nele também estarão outras informações tão importantes quanto, como período de inscrição, data das provas, estilo de cobrança da organizadora, regras, conteúdos programático, etc. Porém, vamos tentar resumir para você quais são as principais exigências das bancas, sem as quais não será possível concorrer.

Requisitos básicos para ser um funcionário público

Requisitos básicos para ser funcionário público

1 – Nacionalidade brasileira

Se você é nascido no Brasil já tem um dos requisitos básicos para poder concorrer a uma oportunidade de atuar como servidor público. Agora, se esse não é o seu caso, fique tranquilo, pois há outras situações aceitas, como ter nascido em outro país, mas ser filho de pai ou mãe brasileiros.

E há também o caso de estrangeiros que queiram se tornar brasileiros, ou seja, os naturalizados. Para essa situação existem duas vertentes: estrangeiros originários de países onde se utiliza a língua portuguesa, desde que residam no Brasil há pelo menos um ano de forma ininterrupta, e os originários de países onde há outra língua oficial, desde que residam em território brasileiro por mais de 15 anos ininterruptos e não tenham qualquer condenação penal.

2 – Gozo dos direitos políticos

Essa exigência nada mais é do que estar em dia com a Justiça Eleitoral, ou seja, em plena aptidão para participar de eleições, plebiscitos e referendos. Sabendo disso, procure saber como está sua situação e, caso conste alguma pendência, buscar resolvê-la o quanto antes.

3 – Quitação com as obrigações eleitorais e militares

No caso das obrigações eleitorais é mais ou menos o que já havíamos comentado no tópico acima. É necessário que você emita a Certidão de Quitação Eleitoral no site do Tribunal Superior Eleitoral – TSE. Esse é o documento que comprova a ausência de débitos para com a Justiça Eleitoral.

Já no que diz respeito a quitação com as obrigações militares, nada mais é que a apresentação, por parte de candidatos do sexo masculino, do Certificado de Alistamento Militar ou do Certificado de Reservista, que comprovam que houve o alistamento nas Forças Armadas tão logo completaram-se 18 anos.

4 – Nível de escolaridade

Pense em uma hipótese: você se candidata a um cargo de Administrador, por exemplo, é aprovado e convocado, mas ainda não concluiu a graduação. Isso significa que você não tem o nível de escolaridade exigido pelo cargo. E pode ter certeza que será necessário comprovar a escolaridade antes de assumir a função.

Então, antes de se candidatar a um cargo de nível superior, certifique-se de que já estará formado e de posse do diploma, ou que isso acontecerá em tempo hábil, antes de se inscrever. O mesmo vale para cargos de nível médio, onde é preciso, claro, ter essa escolaridade para ingressar.

5 – Idade mínima

A não ser em casos específicos e que constem em edital, a idade mínima para tomar posse em cargos públicos é de 18 anos no dia da convocação. Mas claro, de acordo com o princípio da razoabilidade, caso você seja aprovado, chamado para assumir o cargo, mas ainda tenha 17 anos e esteja a pouco tempo de completar a maioridade, o órgão pode levar em conta.

E se por acaso os 18 anos ainda não estejam completados, mas você possui emancipação, ou seja, é documentalmente considerado capaz de praticar todo e qualquer ato cívico, inclusive exercer função pública, também estará apto.

6 – Aptidão física e mental

Essa é uma das etapas que antecedem a convocação de fato. Além de fazer a provas objetiva, discursiva (caso se aplique), e prática (caso se aplique), o candidato também precisará passar por teste de aptidão física e mental para provar ser capaz de exercer as atividades referentes ao cargo para o qual for aprovado.

7 – Requisitos específicos

Além de requisitos básicos acima citados, dependendo da função também podem ser exigidos alguns requisitos específicos. Vamos usar o exemplo de concursos para Juiz, onde além da formação em Direito, é comum que seja pedido que o candidato possua um período mínimo de experiência na advocacia.

Esse é mais um dos tópicos que deixa claro o quanto é fundamental a leitura do edital.

Saiba como escolher o concurso para o qual irá concorrer

Além das várias exigências listadas anteriormente, há ainda um outro ponto que deve ser visto com muita atenção em relação ao que é preciso para ser um funcionário público: a escolha do concurso no qual irá participar. Há muitas coisas a serem colocadas na balança, como por exemplo, a disponibilidade ou não para atuar em outra cidade ou até mesmo estado. Esse aspecto pode ampliar (e muito) o seu leque de possibilidades.

Saiba como escolher o concurso para o qual irá concorrer

Saber escolher o concurso público para o qual irá concorrer é fundamental

Ao escolher o cargo para o qual irá se inscrever, leia com atenção no edital as atribuições que lhe caberão caso seja aprovado. Confirme se de fato essa função se enquadra no que você busca e se irá sentir-se confortável para executá-la. Basear-se apenas em um bom e chamativo salário, algo facilmente encontrado em cargos públicos, pode acabar não sendo a melhor opção. O melhor cenário é aliar bons ganhos com a satisfação em atuar na área escolhida.

Como encontrar um concurso público?

Bom, se você quer realmente iniciar essa saga no mundo dos concursos públicos (o que é a melhor opção), precisa saber como encontrá-los. Para isso existem os blogs com notícias sobre certames, que sempre te deixarão muito bem informado a respeito de todas os detalhes. Desde o período de inscrições, passando pela quantidade de vagas, chegando a como será formulada a prova, você saberá de tudo.

Como encontrar um concurso público

Sites de notícias sobre concursos são grandes aliados

Há inclusive postagem exclusivas sobre concursos que estão com inscrições abertas ou editais publicados, ou seja, aqueles que já têm data de prova marcada e exigirão um início de estudo imediato. E também os autorizados e previstos, que são aqueles que estão a pouco tempo de publicar edital ou aguardando receberem o sinal verde por parte do Ministério da Economia. Nesses você terá um tempo mais confortável para se preparar, já que ainda não possuem nenhuma data confirmada.

Seja um funcionário público tendo a melhor preparação

Além de todos os requisitos citados acima que te permitem realizar sua inscrição e disputar a vaga dos seus sonhos, há um outro que pode ser o mais determinante de todos: preparar-se com um curso para concurso público. Pode ter certeza absoluta que, caso você queira de fato passar em um certame, não existe outro caminho a seguir. Caminho esse que, por sinal, é com certeza o mais curto, o que irá te ajudar a ser aprovado em pouco tempo. Então, se você quer mesmo saber o que é preciso para ser um funcionário público, este é um ponto primordial.

Isso porque quando você estuda com vídeo aula para concurso tem a preparação mais eficaz, uma vez que ela tem duração média de apenas 30 minutos. E mais… Apresenta apenas conteúdos que realmente serão cobrados nas provas. Além disso, essas mesmas videoaulas estão organizadas em formato de plano de estudos, ou seja, na ordem do que tem maior chance de ser cobrado.

Melhor preparação para concurso público

Preparar-se assistindo videoaula é a melhor opção!

Apenas essas poucas características já compravam que optar pelo estudo com videoaulas é de longe a melhor escolha, se comparado a estudar com apostilas, por exemplo. É necessário colocar na balança se você prefere assistir uma videoaulas de apenas meia hora para aprender determinado conteúdo ou ler uma enorme quantidade de páginas.

Além disso, preparando-se com o Aprova é possível utilizar o Aprova Questões, uma plataforma contendo milhares de questões anteriores de centenas de concursos, muitas delas com direito inclusive a resoluções em vídeo. Treinar resolvendo questões é certamente uma das formas mais eficientes de ficar melhor preparado, pois você testa seus conhecimentos, simula como será o dia da prova de verdade e ganha ainda mais bagagem para, quando chegar o grande dia, assinalar as alternativas corretas, e claro, garantir a nota que colocará seu nome na lista de aprovados. Então, você não só pode como deve treinar com questões de concurso.

Videoaulas para concurso

Já que no tópico anterior falamos bastante a respeito das videoaulas, nada mais justo que mostrarmos um pouquinho delas para você que chegou até aqui e gostaria de ter uma noção real de como elas realmente são. Então vamos lá, eis algumas daquelas que serão as grandes aliadas para você que chegou aqui querendo saber o que é preciso para ser um funcionário público…

Crase para concursos

Se tem um conteúdo dentro da disciplina de Língua Portuguesa que costuma causar muita confusão na cabeça da maioria das pessoas, esse conteúdo é a Crase. Porém, na videoaula abaixo, especialmente gravada pela Prof.ª Adriana Figueiredo, você irá entendê-la de uma vez por todas.

Números inteiros e racionais

Figuras muito constantes em concursos públicos onde há cobrança de Matemática ou Raciocínio Lógico, os números inteiros e racionais podem parecer simples, mas exigem bastante atenção. O Prof. Braian Azael, um dos principais nomes quando o assunto é concurso público, mostra o porquê na videoaula a seguir.

Meio ambiente e sustentabilidade

Não raro as bancas organizadoras incluem em seus conteúdos programáticos a disciplina de Atualidades. Nela, além de assuntos que estão em evidência no Brasil e no mundo, também se cobra muito questões relacionadas ao meio ambiente e a sustentabilidade. Pensando nisso, o Prof. Alex Mendes preparou uma videoaula especial que pode ser muito importante para a sua próxima prova. Confira!

Atendimento – Banco do Brasil

Por que não compartilhar uma videoaula referente a um dos concursos sempre mais aguardados por todos os concurseiros: o do Banco do Brasil. Quando se trata de provas para o cargo de Escriturário, é fundamental saber um pouco sobre a disciplina de Atendimento. Então veja o que o Prof. Jonas Filho tem a falar sobre o tema.

Porcentagem (Resolução de Problemas)

Mas nem só de teoria tratam as videoaulas do Aprova (e nem só nelas está contido o que é preciso para ser um funcionário público). Também há resolução de questões (e muita). Como é o caso da videoaula abaixo, preparada pelo Prof. Braian Azael, onde são resolvidas várias questões relacionadas um dos temas mais cobrados quando o assunto é Matemática ou Raciocínio Lógico em provas de concursos: Porcentagem.

Essas são apenas algumas videoaulas para que você possa ter uma breve noção de como o Aprova pode sim, através dos cursos online, te deixar muito mais próximo de conquistar a aprovação. Basta aliá-las a muito foco e determinação para então realizar o seu sonho de se tornar um funcionário público.

Portanto, agora você já sabe o que é preciso para ser um funcionário público, e temos certeza que logo colocará em prática e mudará de vida. Quando isso acontecer, lembre-se de nos contar.

Sucesso!

[ad_2]

Source link