Concursos Públicos

Veja dicas para montar seu plano de estudos e entrar nas Forças Armadas

[ad_1]

Estão abertos os concursos para as Forças Armadas. São 1.100 vagas para a Escola de Sargento das Armas (ESA 2020) e 220 para o Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS 1/2021). Podem se candidatar pessoas de ambos os sexos e com ensino médio completo.

As questões do ESA 2020 são divididas nas disciplinas de Matemática, Português, História e Geografia do Brasil, Inglês, redação e conhecimentos específicos de Enfermagem (área da saúde) e prova de Teoria Musical (para músico).

Já para o CFS 1/2021, as provas escritas são compostas pelas disciplinas de Português, Inglês, Matemática e Física.

Diego Ribeiro, coordenador de carreiras militares do Gran Cursos Online explica que o concurseiro deve se preparar para o modelo de prova militar, que é diferente das bancas de concursos civis:

— As Forças Armadas já têm um padrão. Se a pessoa pegar cinco, seis provas passadas, vai perceber isso. Mas não são seleções fáceis, há muita concorrência. Como são poucas disciplinas, a banca cobra o que está no edital: pelo menos uma questão de cada tema descrito será cobrado.

Ribeiro sugere que o candidato monte um plano adequado, com pelo menos quatro horas de estudo por dia.

— A pessoa deve ter organização e disciplina, colocar todo o conteúdo que vai ter que estudar e fazer revisões semanais. É preciso dar atenção à teoria e depois resolver questões dos temas estudados. Quando faltar duas semanas, a dedicação deve estar nos simulados com provas anteriores.

O diretor da Rede Progressão Educação, Renato Biancardi, lembra que a pessoa deve se preparar para uma intensa rotina de estudo e disciplina, algo que a própria carreira militar vai exigir.

— Estratégia é importante, mas é preciso estudar sempre com muita dedicação, aliar-se a parceiros que possam ajudar, manter sempre o foco no objetivo e ter em mente que essa etapa é temporária e que faz parte do processo de conquista de algo além de uma vaga, mas sim uma mudança de vida, para melhor, é claro.

‘Estudo oito horas por dia’

O auxiliar administrativo Luiz Felipe Ventura, de 18 anos, está desde outubro do ano passado se preparando para se tornar um sargento do Exército. O jovem contou que estuda 4 horas por dia em casa e mais 4 horas em um curso preparatório, além de trabalhar. Luiz Felipe contou um pouco sobre a rotina pesada:

— Estou me preparando para me tornar um sargento do Exército. Estudo quatro horas por dia em casa e mais quatro no curso preparatório, além de trabalhar. A rotina é pesada, não é fácil, mas é meu sonho e quero realizá-lo, então, tenho que me esforçar agora. É difícil abrir mão de coisas que eu fazia, como sair nos fins de semana para me divertir com meus amigos. Mas penso que isso é algo que poderei curtir depois que passar no concurso.

Luiz Felipe Ventura estuda oito horas por dia
Luiz Felipe Ventura estuda oito horas por dia Foto: Arquivo pessoal

O jovem estudou com mais foco nas disciplinas que possui mais dificuldade, como matemática e geografia e já sentiu melhora.

— Com a ajuda dos professores, consegui avançar nas disciplinas que tenho mais dificuldade, como Matemática e Geografia, e já senti melhora. Eu, infelizmente, não tive muita base no colégio. Também tenho treinado bastante para a redação, porque é uma área que tenho dificuldade e sinto que comecei a melhorar. Toda semana eu escrevo um texto e tenho ele corrigido. No ritmo que estou, acredito que vou chegar no dia da prova preparado e confiante.

Inscrições vão até 18 de março

Escola de Sargento das Armas (ESA 2020):

As inscrições serão realizadas até o dia 18 de março no site http://www.esa.eb.mil.br/index.php/pt/. A taxa de custa R$95. O candidato deve ter entre 17 e 24 anos, exceto para as áreas de saúde e música, nas quais a idade máxima é de 26 anos até o término da matrícula. É preciso ter pelo menos 1,60m de altura, no caso dos homense, ou 1,55m para as mulheres.

Outros pré-requisitos podem ser consultados no edital, que está disponível no site onde é feita a inscrição.

Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS 1/2021):

As inscrições podem ser feitas até às 15h do dia 18 de março, no site https://ingresso.eear.aer.mil.br/. O valor da taxa é de R$ 60. O candidato não pode ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos de até 31 de dezembro do ano da matrícula.

Para mais informações, consulte o edital no site da inscrição.

Confira as dicas para passar:

1 – Leia o edital completo e com atenção (confira prazos, pré-requisitos, documentação necessária e o conteúdo das provas);

2 – Monte um cronograma com pelo menos 4 horas de estudo por dia;

3 – Veja as provas anteriores (provas militares costumam ter uma padrão);

4 – Pratique a redação (escreva textos toda semana sobre temas atuais);

5 – Foco e dedicação são essenciais (pode ser preciso abrir mão de momentos mais descontraídos);

6 – Estude os temas e faça os simulados;

7 – Faça revisões semanais e mensais do conteúdo estudado;

8 – Estude com mais atenção os temas que sente mais dificuldade;

9 – Se possível, solicite ajuda profissional para avaliar seu progresso;

10 – Se prepare também para a parte física (não espere sair o resultado da prova escrita).

Envie denúncias, informações, vídeos e imagens para o WhatsApp do Extra (21 99644 1263)



[ad_2]

Source link