[ad_1]
No e-mail falso, os criminosos relatam que a Caixa bloqueou transferências realizadas por meio do PIX. Confira mais detalhes em nossa matéria.
Atenção para o novo golpe online: criminosos estão disparando e-mails falsos que roubam os dados bancários dos destinatários. As mensagens dão a ideia de que foram encaminhadas pela própria Caixa Econômica Federal (CEF). Nos e-mails, os golpistas relatam que a instituição bancária bloqueou transferências feitas por meio do PIX. No sentido de resolver o “problema”, as vítimas teriam que se recadastrar no sistema do banco.
Os golpes acontecem no momento em que as pessoas clicam no botão “iniciar cadastro”, que está disponível nas mesmas mensagens falsas. É importante reforçar que a Caixa apenas encaminha e-mails se os clientes tiverem solicitado alguma informação para o banco. Além disso, as mensagens não costumam exigir que os destinatários cliquem em links e nem pedem dígitos de senhas.
E-mail sobre bloqueio de PIX é falso; saiba como identificar
O e-mail sobre o bloqueio de PIX pode parecer verdadeiro porque, em seu conteúdo, consta a logo da Caixa Econômica Federal (CEF). Além disso, o nome do banco também aparece como remetente da mensagem. É possível, por outro lado, identificar se o e-mail é falso ou não. Veja boas práticas para que você não caia nesse golpe online:
- Verifique se alguém realmente fez uma transferência via PIX para você, com o valor mencionado no suposto e-mail da Caixa;
- O e-mail “creditodesbloquear” não está relacionado com a Caixa. Não clique em nenhuma mensagem que foi enviada por meio dessa conta;
- Verifique se existem erros de português no e-mail que foi encaminhado para você e, também, se o texto é genérico demais. Em caso afirmativo, suspeite logo de cara e não clique em nenhum link da mensagem;
- Nunca, em hipótese alguma, responda e-mails com seus dados pessoais. Nenhum banco costuma enviar mensagens pedindo informações sigilosas.
Em caso de quaisquer dúvidas, contate diretamente a Caixa Econômica Federal pelo seu site ou por meio de ligações (4004.0104 para capitais e regiões metropolitanas, além de 0800 104 0104 para as demais regiões). As denúncias de golpes podem ser feitas pelo telefone 0800 512 6677.
Compartilhe
[ad_2]
Source link