Concursos Públicos

Inscrições Enem 2021 podem começar em junho; isenções já estão abertas

[ad_1]

Pela Página do Participante, foi indicado o prazo para inscrições no Enem 2021: de 28 de junho a 09 de julho. A informação não foi confirmada pelo Inep.

Inscrições Enem 2021: enquadramento em mão perto de celular. No aparelho, é possível ver ícone do Enem

O período para inscrições somente se tornará válido quando o Inep publicar edital no Diário Oficial da União. – Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Até o momento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda não divulgou as datas oficiais para realizar as inscrições no Enem 2021. Os estudantes que começaram a pedir as isenções das taxas, em contrapartida, perceberam alguns dados preliminares pela Página do Participante.

Na última segunda-feira (17/05), o sistema do Inep já indicou o possível prazo para realizar as inscrições no Enem 2021: entre os dias 28 de junho e 09 de julho do mesmo ano. Essa informação ainda não foi confirmada pelo Ministério da Educação (MEC). O período para inscrições somente se tornará válido quando o Inep publicar o edital sobre o assunto pelo Diário Oficial da União.

Aplicação do Enem 2021: controvérsias e expectativas

Vale lembrar que o Enem 2021 estava correndo o risco de sair adiado para janeiro do próximo ano. A preocupação com o futuro do exame começou após a publicação, no dia 11 de maio, de uma portaria que estabelecia as metas do Inep neste ano de 2021. Nela, não consta a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021).

Inclusive, o presidente do Inep foi questionado sobre a controvérsia durante uma reunião com o Conselho Nacional de Educação (CNE). Danilo Dupas Ribeiro, na ocasião, disse que o calendário do Enem 2021 deverá ser definido ainda neste mês de maio. Ele também informou que existe uma forte mobilização para que o exame seja aplicado ainda neste ano de 2021, mesmo com problemas orçamentários.

No dia 13 de maio, começou a circular um rumor de que as provas do Enem 2021 seriam aplicadas nos dias 16 e 24 de janeiro de 2021. Essa informação supostamente constava em documentos internos do Inep, mas o instituto negou o boato. O ministro da Educação, Milton Ribeiro, tentou abafar o possível “vazamento” e afirmou que o Enem pode acontecer em outubro ou novembro de 2021.

Em ofício encaminhado no dia 13 de maio, o ministro pediu que os recursos para aplicação do Enem 2021 sejam liberados pela pasta da Economia. Parte desse orçamento, após remanejamento interno, foi desbloqueado para o exame e, também, para os gastos associados com as universidades federais do país.

Isenções do Enem 2021 já podem ser solicitadas

No início de maio, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os prazos para que os estudantes solicitem a isenção da taxa no Enem 2021. Os pedidos serão aceitos entre os dias 17 e 28 de maio, especificamente por meio do portal do Inep. Dentro do mesmo período, aqueles que faltaram à última edição do Enem também poderão informar o motivo da ausência.

Para pedir isenção no Enem 2021, os estudantes devem cumprir algum dos seguintes critérios:

  • Estar cursando a última série do nível médio em 2021 (escola da rede pública de ensino);
  • Ter cursado todo o nível médio em escola da rede pública ou ser bolsista integral em instituição privada de ensino. Também é necessário ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Ser membro de família com baixa renda, desde que a unidade familiar esteja inscrita no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Será necessário informar o Número de Identificação Social (NIS).

Edital completo está disponível no Diário Oficial da União (dia 03 de maio de 2021, edição 81, seção 3, página 70).

Enem 2021: calendário

Conforme o Inep, os pedidos para isenções vão acontecer antes mesmo do prazo para que os candidatos se inscrevam no Enem 2021. Aqueles que conseguirem se isentar da taxa, dessa maneira, terão que fazer os cadastros em data que ainda será divulgada. Acompanhe, abaixo, o calendário que já foi liberado pelo Ministério da Educação (MEC) no início de maio de 2021:

  • Justificativa de ausência no Enem 2020 e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021: de 17 a 28 de maio de 2021;
  • Resultado da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021: a partir do dia 09 de junho de 2021;
  • Recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021: de 14 a 18 de junho de 2021;
  • Resultado do recurso da justificativa de ausência e solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2021: dia 25 de junho de 2021.

Sobre o SiSU em 2021

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é uma plataforma virtual que seleciona os estudantes para instituições públicas de nível superior. Com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os interessados podem garantir vagas em diversas universidades do país.

Cada estudante pode escolher até duas opções de cursos. Confira o calendário do SiSU 2021 (2º semestre):

  • Período para realizar as inscrições no SiSU: de 03 a 06 de agosto;
  • Resultado da chamada única: a partir do dia 10 de agosto;
  • Matrícula dos selecionados na chamada única: de 11 a 16 de agosto;
  • Período para manifestar interesse na lista de espera: de 10 a 16 de agosto;
  • Disponibilização da lista de espera para as faculdades participantes: dia 18 de agosto;
  • Período de convocação dos inscritos na lista de espera: a partir do dia 19 de agosto.
Bruno Destéfano

Redator

Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem “Insurgência – Crônicas de Repressão”. Atualmente, trabalha como redator web no site “Concursos no Brasil” e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe



[ad_2]

Source link