[ad_1]
Concurso MP MG, Ministério Público do Estado de Minas Gerais, está com novo edital publicado. São 60 VAGAS para Promotor de Justiça Substituto.
Candidatos que vinham estudando para fazer carreira no Ministério Público do Estado de Minas Gerais devem intensificar sua preparação! É que saiu o edital do LVIII concurso MP MG (isso mesmo: é a seleção número 58 da história do órgão).
São 60 vagas disponíveis para o cargo de Promotor de Justiça Substituto, das quais 42 são de ampla concorrência, 10% reservadas para pessoas com deficiência (6) e 20% para candidatos negros (12).
O subsídio inicial do cargo é de R$ 30.404,42.
Inscrição no concurso MP PG
Os candidatos que se adequarem a todas as condições explicadas no edital do novo concurso MPMG devem se inscrever preliminarmente no site da Gestão de Concursos da Fundep.
O período de inscrição preliminar começa no dia 28 de maio e termina no dia 26 de junho de 2021. As inscrições definitivas serão realizadas em outro momento.
O valor da taxa de participação é R$ 304,00. Há possibilidade de solicitar isenção desse pagamento nos seguintes casos:
- Candidato comprovadamente desempregado, de acordo com a Lei Estadual nº 13.392/1999;
- Candidato inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
As instruções para se fazer esse pedido estão no edital e no site da Fundep.
Etapas do concurso MPMG
As etapas do concurso público do Ministério Público de Minas Gerais serão:
- Prova preambular, de caráter eliminatório e classificatório;
- Provas especializadas, de caráter eliminatório e classificatório;
- Exame psicotécnico e exames de higidez física e mental, de caráter subsidiário;
- Provas orais, de caráter eliminatório e classificatório;
- Avaliação de títulos, de caráter classificatório.
Provas preambular e especializadas
A prova preambular está prevista para ser aplicada no dia 1º de agosto de 2021, de 9h às 13h, na cidade de Belo Horizonte.
Essa avaliação preambular terá 80 questões de múltipla escolha relativas aos Grupos Temáticos expostos no edital.
As quatro provas escritas especializadas (segunda etapa) envolverão temas jurídicos relacionados aos Grupos Temáticos explicitados no edital, e consistirão de:
- Elaboração de peça processual ou dissertação; e
- Redação de três questões dissertativas.
Exame psicotécnico e exames de higidez física
Essa etapa será aplicada aos candidatos aprovados nas provas escritas especializadas.
O exame psicotécnico será realizado nas clínicas e/ou profissionais indicados pela organização. Qualquer despesa decorrente desse exame será arcada pelo candidato.
Os exames de higidez física e mental serão realizados no pelo Departamento de Perícia Médica e Saúde Ocupacional da Procuradoria-Geral de Justiça.
Todos os exames médicos e laboratoriais solicitados para execução dessa etapa também serão custeados pelos próprios candidatos.
Provas orais e de títulos
As provas orais consistirão na arguição oral do candidato sobre conhecimento técnico acerca dos temas relacionados ao ponto sorteado no dia da realização.
Essa etapa será registrada pela Procuradoria-Geral de Justiça, por gravação de áudio ou qualquer outro meio que possibilite a sua posterior reprodução.
Os títulos acadêmicos deverão ser entregues no ato da inscrição definitiva no concurso MP MG, conforme o cronograma de eventos já estabelecido.
Edital do concurso MP MG
Para conferir os detalhes sobre o concurso público do Ministério Público de Minas, tenha acesso ao edital completo e suas atualizações, diretamente no site da Fundep.
Compartilhe
[ad_2]
Source link