[ad_1]
De pequenos municípios a grandes órgãos federais, a pandemia de coronavírus (Covid-19) tem causado, nos últimos dias, a suspensão temporária de diversos concursos públicos em todo o Brasil.
A paralisação dos processos seletivos afeta milhares de concurseiros e gera dúvidas. Em uma lista de perguntas e respostas, o JC Concursos esclarece algumas das questões mais comuns entre os candidatos nesse período. Confira:
Qual o motivo da suspensão?
Seguindo recomendação do Ministério da Saúde para conter a epidemia de coronavírus, Estados e municípios proibiram a realização de eventos com grande aglomeração, como é o caso das provas de concursos públicos.
Ainda há concursos sendo realizados normalmente?
Ao longo das últimas semanas, diversos processos seletivos têm sido abertos, em caráter emergencial, para contratação de profissionais da área da saúde para o enfrentamento da pandemia. Em geral, eles têm como método de seleção a análise curricular, sem a necessidade de provas presenciais.
Mesmo com a quarentena, também existem concursos para outras áreas além da saúde que mantiveram o calendário de inscrições inalterado. Atualmente, o país reúne editais com inscrições abertas para mais de 22,7 mil vagas em cargos de todas as escolaridades – confira a lista aqui.
Como esclarecer dúvidas?
Os inscritos para concursos que foram suspensos, seja no período de inscrições ou na fase de provas, podem acompanhar as atualizações sobre o andamento da seleção, bem como obter informações, utilizando os canais de divulgação oficiais adotados por cada banca. Em geral, são disponibilizados serviços de atendimento telefônico e via e-mail.
Quando os concursos serão retomados?
Embora muitos processos seletivos tenham sido adiados por período indeterminado, em geral, as organizadoras indicam que as atividades serão retomadas assim que a pandemia estiver controlada pelas autoridades. O ideal, então, é se manter atualizado sobre o combate da doença no país.
[ad_2]
Source link