[ad_1]
Concurso da Guarda Civil Metropolitana (GCM SP) já havia sido autorizado em 2019.
O prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas, prometeu um concurso para São Paulo com 1.000 vagas na Guarda Civil Metropolitana (GCM SP). No caso, o concurso GCM foi uma promessa de campanha de reeleição e foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como Covas foi reeleito, ele precisa cumprir o combinado.
Sobre o concurso Guarda Civil Metropolitana
A história do concurso GCM SP vem se arrastando por um certo tempo. Em 2017, houve a assinatura de um acordo entre a Prefeitura e a corporação. No caso, a comandante-geral da Guarda Civil Metropolitana, Elza Paulina de Souza, solicitou que fosse realizado um certame para a contratação de 1.000 profissionais entre 2017 e 2020.
No entanto, de lá para cá, os trâmites não se desenvolveram como esperado. Em 2019, a GCM divulgou um documento informando a quantidade de profissionais ativos. De acordo com a corporação, 6.235 servidores faziam parte dos quadros, sendo que, pela lei de São Paulo, o número de funcionários públicos deveria ser de 15.000.
Por causa disso, o concurso GCM foi autorizado no mesmo ano pela Secretaria Municipal de Gestão. É bem provável que os processos foram interrompidos em 2020 por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus.
Concurso Prefeitura de São Paulo previsto
A cidade de São Paulo pode ter outros concursos em breve. Em 2020, a Câmara Municipal aprovou o projeto de Lei nº 749/2019 que faz uma mudança na estrutura do funcionalismo público da capital paulista e que já foi sancionado.
Conforme a nova regra, cargos foram extintos para diminuir os gastos e facilitar o desenvolvimento do serviço público. Ao mesmo tempo novas funções foram criadas. O que mais chamou a atenção foi o fato de que duas novas agências públicas foram autorizadas: a SP Regula e a SP Investimentos e Negócios.
Com isso, poderá haver um concurso Prefeitura de São Paulo, pois segundo a lei sancionada, serão preenchidos os seguintes cargos:
- 150 Analistas de Regulação de Serviços Públicos – nível superior (SP Regula);
- 400 Técnicos de Fiscalização de Serviços Públicos – nível médio (SP Regula);
- 20 Analistas de Investimentos – nível superior (SP Investimentos e Negócios).
Compartilhe
[ad_2]
Source link