[ad_1]
O Governador do Estado do Espírito Santo anunciou a intenção de realizar o concurso Bombeiros ES e para outras áreas da segurança pública. Confira!
Concurso Bombeiros ES deverá ser realizado em 2021. A expectativa se deu com a matéria publicada pelo Jornal Panorama, que trás informações sobre as atividades do legislativo capixaba. Em uma sabatina feita por Deputados da Casa, o Governador Renato Casagrande informou que até 2022 serão investidos R$ 400 milhões na área de segurança pública.
Conforme o Governador, a expectativa é que sejam realizados concursos da PC ES, PM ES e Bombeiros ES, além de retomar o concurso para Delegado realizado em 2019 e que acabou sendo cancelado pela falta de critérios claros na correção da prova por parte da banca organizadora.
Outra informação importante para quem estuda para concursos foi a fala do Governador que anunciou a intenção de realizar todo ano um concurso público, mesmo em pequena quantidade de cargos, para evitar a falta de servidores.
Situação atual do concurso Bombeiros ES
O último concurso Bombeiros ES ainda está vigente, uma vez que ocorreu em 2018, com prazo de validade de dois anos, prorrogáveis por mais dois anos.
A realização de um novo concurso para o órgão está prevista desde 2020, uma vez que o PLOA daquele ano já tinha previsão para sua execução.
Agora com o anúncio do Governador sobre a intenção de investimento na área de segurança pública, está mais perto o anúncio do edital para o concurso Bombeiros ES e também para outros órgãos.
Atribuições dos cargos
O Soldado Combatente é o profissional responsável por atuar em situação de e resgate, salvamento, combate a incêndios ou emergências ambientais. Ele poderá desenvolver as seguintes atribuições:
- Realizar atividades de salvamento terrestre;
- Realizar busca de pessoas em locais de difícil acesso;
- Realizar resgate em alturas;
- Combate à incêndios em geral;
- Realizar salvamentos aquáticos;
- Prestar atendimento de primeiros socorros;
- Efetuar vistorias técnicas de regularização;
- Manutenção básica de equipamentos operacionais;
- Executar a guarda das instalações físicas;
- Auxiliar nas atividades administrativas;
- Dirigir e operar viaturas.
Já o Oficial Combatente pode assumir quaisquer das funções de Tenente, como comandar tropa e guarnições em serviço, chefiar seções administrativas e/ou técnicas e realizar o subcomando de companhias.
Etapas do concurso Bombeiros ES
Com base no concurso público realizado pelo órgão, são nove etapas que os candidatos devem realizar para obter classificação na seleção. Confira quais são elas:
- Prova objetiva e de redação, de caráter eliminatório e classificatório;
- Entrega da documentação preliminar e aferição da idade dos candidatos aprovados na etapa anterior. Essa etapa possui caráter eliminatório;
- Exame de aptidão física, etapa caráter eliminatório;
- Avaliação psicológica, etapa caráter eliminatório;
- Inspeção de saúde, etapa de caráter eliminatório, a ser realizada pela Junta Militar de Saúde do Hospital da Polícia Militar;
- Exame toxicológico, etapa de caráter eliminatório, a ser realizado em uma das clínicas conveniadas;
- Investigação social, etapa de caráter eliminatório, na qual é verificada a compatibilidade da idoneidade moral e conduta social dos candidatos com o ingresso na carreira de Bombeiro Militar;
- Inscrição no Curso de Formação de Oficiais do CBMES, etapa de caráter eliminatório;
- Realização do Curso de Formação de Oficial Combatente Bombeiro Militar (CFO-BM), etapa de caráter eliminatório e classificatório.
Último concurso Bombeiros ES
Em 2018, foi realizado pelo Instituto AOCP o último concurso Bombeiros ES. Inicialmente foram anunciadas 127 vagas, porém, os editais foram retificados, passando a oferecer um total de 204 oportunidades.
Foram oferecidas 190 vagas para Soldado Combatente e 14 vagas para Oficial Combatente. O concurso contou com 1.860 candidatos inscritos para o cargo de Oficial e com 9.695 candidatos inscritos para o cargo de Soldado.
Resumo
- Órgão: Bombeiros ES (concurso Bombeiros ES);
- Situação atual: Governador anunciou concurso para 2020;
- Banca organizadora: a definir;
- Cargos: a definir;
- Número de vagas: a definir;
- Edital: somente após definição da banca;
- Último concurso: foi realizado em 2018.
Compartilhe
[ad_2]
Source link