[ad_1]
Novo certame da Secretaria da Educação do Estado de Roraima está autorizado pelo governador (concurso SEED RR). Serão 1.650 vagas para o magistério.
Boa notícia para profissionais do magistério do Estado de Roraima! Já foi definida, no dia 16 de dezembro de 2020, a instituição responsável pelo concurso SEED RR (Secretaria da Educação do Estado de Roraima)! O IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação) foi contratado.
O concurso público da SEED servirá para a contratação de 654 professores da Carreira de Magistério da Educação Básica.
“Serão 654 novos professores para as escolas da rede pública estadual, o que significa reforço no quadro de servidores e compromisso com a boa qualidade de ensino. Estamos investindo para ter uma educação pública de qualidade e isso passa por bons professores, por escolas reformadas e novas escolas construídas. Estamos melhorando Roraima e a educação de nossos jovens é nossa prioridade”, disse o governador Antonio Denarium.
O sorteio foi necessário para desempatar as duas empresas finalistas (IBFC e Consulplan).
Acontecimentos precedentes
Com a publicação de dois decretos estatais, o governador Antonio Denarium havia autorizado novas contratações de efetivos para a carreira de Professor da SEED – RR. As publicações saíram no Diário Oficial do Estado de 27 de dezembro de 2019.
Uma das justificativas apontadas para a autorização foi que o último concurso para efetivos do magistério da SEED – RR ocorreu em 2007, não havendo, portanto, mais cadastro de reserva vigente a ser convocado.
Como se não bastasse, os processos seletivos simplificados contínuos já não eram suficientes para suprir a demanda. Os últimos seletivos têm validades até abril e maio de 2020, improrrogáveis.
O decreto deixou claro, inclusive, que “a prática reiterada da realização de processos seletivos simplificados resultou em instruções, dos órgãos públicos de controle externo, para que a SEED/RR regularize o ingresso de Professor em seu Quadro de Pessoal”.
No decreto de nº 28.296-E o governador autorizou a contratação, por meio de concurso público, de 650 novos Professores da Educação Básica do Quadro da Carreira do Magistério da SEED – RR.
Já o segundo decreto governamental, de nº 28.297-E/2019, autorizou a realização de concurso para Professor da Educação Indígena. Para essa categoria profissional do magistério serão destinadas 1.000 vagas.
O próximo passo seria a criação da Comissão de Acompanhamento do Concurso Público, composta, preferencialmente, por servidores efetivos e servidores de órgãos afins”. Na sequência, esperava-se que fosse anunciado o nome da organizadora responsável.
Requisitos para o ingresso na carreira
A exigência mínima para concorrer às vagas de Professor da Educação Básica de Roraima é ter o curso de Licenciatura Plena na área em que deseja lecionar, entre elas Língua Portuguesa, Biologia, Educação Física, Física, Filosofia, Geografia, Língua Espanhola, História, Matemática, Química e Sociologia.
Já para disputar vagas de Professor da Educação Indígena, de acordo com o último edital, é necessário possuir nível médio com Curso Normal Médio, Magistério, ou então Normal Superior ou Pedagogia com Habilitação nas séries iniciais do ensino fundamental. Também é necessário possuir certidão de nascimento indígena ou Registro Administrativo de Nascimento de Índio expedido pela FUNAI.
Remuneração mensal
Tomando como base a última seleção simplificada para Professor Substituto da SEED – RR, aberta em agosto de 2019, para cumprirem uma carga horária de 25 ou 30 horas semanais, os docentes percebem vencimento básico entre R$ 2.317,90 e R$ 3.782,94.
Esses valores podem ser tomados como referência remuneratória para os professores efetivos, segundo o governo de Roraima.
Provas do concurso Professor – RR
O último concurso para o magistério roraimense, organizado pelo CETAP – Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional, foi composto pelas seguintes etapas:
- Prova Escrita;
- Prova Oral; e
- Prova de Títulos.
Artigos para auxiliar nos estudos
Compartilhe
[ad_2]
Source link