[ad_1]
Concurso Marinha Corpo de Saúde 2021: vagas para médicos, dentistas, enfermeiros e farmacêuticos. Confira os detalhes dos três editais.
O Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha do Brasil publicou os editais de seleção destinados ao ingresso no Corpo de Saúde da Marinha. O concurso Marinha Corpo de Saúde tem a seguinte distribuição de vagas:
- 25 para o Quadro de Médicos (CSM-Md);
- 4 para o Quadro de Cirurgião-Dentista (CSM-CD);
- 7 para o Quadro de Apoio de Saúde (CSM-S).
Para concorrer a uma das vagas o candidato deve:
- Ser brasileiro nato;
- Ter menos de 36 anos de idade;
- Possuir idoneidade moral;
- Ter concluído o curso superior relativo à área profissional;
- Estar registrado no respectivo órgão fiscalizador da profissão;
- Não estar na condição de réu em ação penal;
- Ter altura mínima de 1,54, e máxima de 2,00m;
- Estar em dia com as obrigações do Serviço Militar e da Justiça Eleitoral; e
- Atender aos outros requisitos especificados nos editais.
Concurso Marinha Corpo de Saúde: especialidades médicas
No CP-CSM-Md, as vagas estão distribuídas para o âmbito nacional e o âmbito regional (Salvador – BA, Natal – RN, Rio Grande – RS e Ladário – MS).
As habilitações com oferta de oportunidades são:
- Gastroenterologia;
- Anestesiologia;
- Infectologia;
- Medicina Intensiva;
- Pneumologia;
- Reumatologia;
- Ginecologia e Obstetrícia;
- Psiquiatria;
- Radiologia;
- Radioterapia;
- Medicina de Emergência;
- Cardiologia;
- Clínica Médica;
- Pediatria.
Concurso Marinha Corpo de Saúde: vagas nos Quadros de Apoio e Cirurgião-Dentista
Para o Quadro de Apoio, as 7 vagas estão distribuídas entre as profissões de Enfermeiro (5 vagas, uma delas reservada para candidatos negros), Farmácia (1 vaga) e Fisioterapia (1 vaga).
Já no Quadro de Cirurgião-Dentista, as especialidades disponíveis são: Endodontia (1 vaga), Ortodontia (3 vagas, uma delas reservada para candidatos negros) e Prótese Dentária (1 vaga).
Inscrições ao concurso Marinha Corpo de Saúde
As inscrições serão realizadas no período de 26 de julho, às 08h, a 15 de agosto de 2021, às 23h59, através das respectiva página de ingresso na Marinha, conforme o link abaixo:
A taxa de inscrição é de R$ 130,00.
Etapas do concurso Marinha Corpo de Saúde
O processo de seleção dos candidatos ao concurso Marinha Corpo de Saúde, será realizado por meio das etapas de:
- Prova escrita objetiva de conhecimentos profissionais;
- Prova de redação;
- Verificação de dados biográficos;
- Inspeção de saúde;
- Teste de aptidão física;
- Avaliação psicológica;
- Verificação de documentos;
- Prova de títulos; e
- Procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração.
Provas escritas
As provas escrita objetiva e de redação estão previstas para serem aplicadas na segunda quinzena de outubro de 2021. Elas terão uma duração total de quatro horas.
O exame objetivo terá 50 questões, elaboradas de acordo com os programas específicos de cada área profissional.
A redação será na modalidade dissertativa e versará sobre alguma temática de importância pela Administração Naval. Deverá ter, no mínimo 20, e no máximo 30 linhas.
Verificação dos dados biográficos e inspeção de saúde
Na verificação dos dados biográficos, o propósito da Marinha é constatar se o candidato preenche todos os requisitos de bons antecedentes de conduta.
Se houver eliminação nessa etapa, há a possibilidade de se entrar com recurso.
A inspeção de saúde será constituída pela perícia médica dos candidatos, a fim de serem verificadas as condições de saúde necessárias para o ingresso na Marinha do Brasil.
TAF e avaliação psicológica
O TAF (teste de aptidão física) visa checar se o candidato preenche todos os padrões físicos exigidos para a carreira da Marinha do Brasil.
Será constituído das seguintes provas:
- Natação – percurso de 25 metros, com tempo máximo de 50 segundos para o sexo masculino, e 1 minuto para o sexo feminino; e
- Corrida – percurso de 2.400 metros no tempo máximo de 16 ou 17 minutos, dependendo do sexo (masculino ou feminino, respectivamente).
A avaliação psicológica empregará, segundo os editais, “procedimentos científicos destinados a aferir a compatibilidade das características psicológicas do candidato com a carreira militar.
Os critérios adotados nessa etapa serão:
- Expressão escrita, inteligência, rapidez e atenção concentrada;
- Liderança, adaptabilidade, controle emocional, capacidade de tomar decisões, disciplina, capacidade de trabalhar em equipe, responsabilidade, motivação, resistência à frustração e capacidade de planejamento; e
- Presença de indicadores que representem prejuízos nos requisitos de disciplina, controle emocional e adaptabilidade.
Prova de títulos
Entre os títulos avaliados, estão:
- Diplomas de pós-graduação;
- Exercício de atividade profissional; e
- Publicação científica.
O Curso de Formação de Oficiais (CFO)
O candidato aprovado e classificado na seleção inicial fará o Curso de Formação de Oficiais (CFO), no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), no Rio de Janeiro.
No CFO, o candidato é preparado para exercer cargos e funções nas Organizações Militares da Marinha para as quais forem designados, em qualquer Unidade da Federação e de acordo com sua formação profissional.
O Período de Adaptação do CFO dura aproximadamente três semanas, havendo ainda uma etapa curricular. Durante esse curso, o candidato fica na condição de Guarda-Marinha e percebe remuneração com valor bruto de R$ 9.070,60.
Os participantes do CFO recebem também alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.
O Estágio de Aplicação tem duração de até 17 semanas e, nessa fase, os cursistas vão se adaptando as características do serviço naval inerentes à profissão, com acesso a complementação da formação militar-naval e a avaliação complementar de desempenho.
Por fim, o ingresso no CSM (Corpo de Saúde da Marinha) ocorrerá no posto de Primeiro-Tenente, após a aprovação em todas as fases.
Sobre o Corpo de Saúde da Marinha
O Corpo de Saúde da Marinha (CSM) é composto pelo chamado Quadro de Apoio à Saúde. Trata-se de uma divisão responsável por suprir a corporação com Oficiais para o exercício de funções e cargos técnicos no campo da Saúde.
Estes profissionais contribuem para a manutenção do estado de saúde do pessoal militar da Marinha que atua no Poder Naval.
Editais e atualizações
Compartilhe
[ad_2]
Source link