Concursos Públicos

coronavírus e crise de saúde global

[ad_1]

Além de ser um assunto de preocupação na saúde global, saiba como o coronavírus pode ser tema de redação ou questões em concursos.

É inegável, o tema do momento, no planeta, é o coronavírus. E não pense que você vai se livrar tão fácil deste assunto. Se você estiver estudando para um concurso, saiba que ele pode ser tema de redação ou cair em questões de atualidades, mesmo que não seja da área da saúde.

Por isso, além de te passar links de vídeos, reportagens e até podcasts sobre o coronavírus, o Concursos no Brasil vai te mostrar como este tema pode afetar a sua prova. Então, vamos começar com aquele resumão sobre o coronavírus.

O que é o Coronavírus?

Coronavírus é na verdade um grupo de vírus respiratórios. O nome se deve a sua aparência, semelhante à de uma coroa. No caso desta nova epidemia, o nome oficial do micro-organismo é COVID-19. Porém, para facilitar o entendimento e por já ter sido difundido pela população, vamos usar o termo coronavírus.

Em dezembro de 2019, foram registrados os primeiros casos deste novo coronavírus, na cidade de Wuhan, na China. Acredita-se que o vírus tenha se originado em um mercado local da cidade, onde existe um grande número de animais comercializados, parte deles de forma ilegal, o que favorece contaminações.

Como Wuhan é uma cidade muito grande, contando com cerca de 11 milhões de pessoas, o vírus logo se espalhou e começou a ser registrado em vários locais da China. Temendo uma grande epidemia, o governo local isolou a cidade e restringiu viagens pelo país.

Mesmo assim, o micro-organismo conseguiu atravessar as fronteiras chinesas, indo parar em vários cantos do continente asiático, atingindo países como a Coreia do Sul e o Japão. Além da doença, os japoneses inda estão preocupados com a realização das Olímpiadas de 2020, marcada para o mês de julho, em Tóquio. O governo já considera até mesmo adiar o evento para o final do ano.

Além das nações asiáticas, a doença se espalhou pela Europa e chegou na América. No momento de produção desta matéria, o Brasil já tem dois casos confirmados, sendo que há outras dezenas de suspeitas.

Uma das características deste coronavírus é o fato dele se espalhar com facilidade e muitas vezes sem o infectado ter sintomas. Para se ter ideia, seus efeitos podem ser sentidos em até duas semanas após a contaminação.

Os sintomas do coronavírus são bem parecidos com o de uma gripe. Porém, por ser mais agressivo, esses eles são um pouco mais fortes. Entre os sintomas estão a tosse seca, febre, falta de ar e diarreia. Idosos e pessoas com problemas respiratórios são as principais vítimas dessa nova doença.

Atualmente, uma das maiores preocupações das autoridades e consequentemente da OMS, é a de que o coronavírus se transforme em uma pandemia.

O que é pandemia?

É possível identificar em várias reportagens ou vídeo sobre o coronavírus, a palavra pandemia, e o temor de que ela ocorra. Mas o que é pandemia? Qual a diferença de pandemia para epidemia ou surto? Afinal, o coronavírus já é uma pandemia?

Primeiro vamos começar com a endemia. Endemia é quando há um certo tipo de doença, em uma região definida. Por exemplo, a febre amarela é comum nas regiões norte e nordeste do Brasil. Porém, vai ficando mais rara ao irmos para a região Sul, que possui temperaturas mais amenas. Isso se deva ao fato da doença ser típica de locais mais quentes e úmidos, propícios ao mosquito transmissor.

Como você pode perceber, o coronavírus não se enquadra dentro de uma endemia pois se espalhou por vários lugares do mundo onde há características diferentes.

No início, acreditava-se que o coronavírus era um tipo de pneumonia. Só depois de exames mais profundos, foi identificado que a ameaça era pior do que o imaginado. Os casos começaram a aumentar de uma vez, provocando o que é denominado surto. Ou seja, surto, é o aumento repentino de casos de uma determinada doença. Foi quando estava no estágio de surto que a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre o coronavírus.

Mesmo com o alerta e os cuidados do governo chinês, o vírus se espalhou pela cidade de Wuhan e outras regiões da China. Ao abarcar vários lugares e uma grande quantidade de pessoas, a doença foi classificada como uma epidemia. A cidade de Wuhan foi literalmente isolada do mundo. Só poderia entrar ou sair quem tivesse autorização.

Para piorar, com o passar das semanas casos começaram a ser registrados nos países vizinhos da China, na Europa, na África e na América. A epidemia se espalhou pelo globo em pouco tempo. Acredita-se que o número de infectados passará da casa dos 100 mil ainda no mês de março de 2020, sendo que os mortos, infelizmente, já são mais de 3 mil.

Apesar de ter muitas características de uma pandemia, até o fechamento desta matéria, a OMS ainda não declarou o coronavírus como tal. O governo brasileiro criticou a decisão e deu a entender que já estamos vivendo dentro de uma pandemia. A organização rebateu o governo e afirmou que ainda não é o caso de se fazer a declaração.

Como o coronavírus pode ser cobrado em concursos?

É indiscutível que o tema é um forte candidato a cair em provas de profissionais da área da saúde. Portanto, se por exemplo, você é Médico, Técnico em Enfermagem ou Agente Comunitário de Saúde é muito importante saber o que é o vírus, como ele se originou e se espalhou, as formas de tratamento, maneiras de se prevenir, pesquisas relacionadas à área e os impactos que a doença pode causar.

Outros pontos que podem cair é a questão de sua mutação, já que existem casos nos quais, por meio de sequenciamento genético, ficou identificado que o vírus se modificou. O vírus chinês já não é o mesmo que está infectando pessoas na Itália ou nos Estados Unidos. Portanto, a adaptação e a mutação são itens que devem aparecer nas provas daqui um tempo.

Além disso, temas relacionados a epidemias e pandemias, formas de se preparar para doenças respiratórias, como lidar com o público em geral e os pacientes, podem fazer parte de questões ou de uma redação.

E não pense que o tema pode ficar restrito somente as áreas da saúde. O coronavírus também pode cair em redações ou questões voltadas para o temas como fake news. Ou seja, se você é da área da comunicação, este tema é bastante relevante.

Por conta do estrago que a doença vem fazendo, muitas notícias falsas foram e vem sendo produzidas. Parte delas acabam chegando em pessoas desinformadas sobre o que está acontecendo, prejudicando o trabalho das autoridades, além de claro, colocar a saúde dos indivíduos em risco, pois não estarão com as informações verdadeiras. Se você é Jornalista, Publicitário, Relações Públicas ou formado em Comunicação Social, fique de olho no assunto.

A economia é outro fator muito impactado pela epidemia. O coronavírus fez com que fábricas e o comércio na China e em outros países parassem ou reduzissem seu ritmo, deixando milhões de pessoas parada e provocando prejuízos de bilhões de dólares, derrubando bolsas ao redor do mundo e fazendo países cortarem suas taxas de juros. Desta forma, os impactos do vírus podem cair em provas de Administradores, Economistas, entre outros.

Até mesmo se você for Engenheiro Civil, de certa forma, o tema pode ir ao seu encontro. Um exemplo seria relacionar a doença e as construções dos hospitais chineses feitas em poucos dias. Dentro disso, um dos aspectos abordados poderia ser o conhecimento em engenharia relacionado a preparação para desastres ou emergências. 

Portanto, não pense que o tema não poderá cair na sua prova, pois como ele afeta o planeta e milhões de pessoas, de certa forma, praticamente todas as áreas sofrem com os seus impactos e desdobramentos.

Materiais confiáveis sobre o coronavírus

Para ter propriedade sobre o assunto em uma redação é preciso que você estude sobre o tema, certo?

Sendo assim, nós vamos deixar aqui materiais que utilizamos como fontes para esta matéria e outros que também podem te dar informações mais aprofundadas sobre o coronavírus. Vamos começar com as matérias de portais de notícia, jornais e revistas:

O G1 possui matérias e atualizações diárias a respeito da doença. A Super Interessante também fez uma matéria voltada ao público mais jovem. O Estadão trouxe uma reportagem sobre as fake news do coronavírus e como elas podem ser usadas em escolas. Ou seja, se crianças e adolescentes vão discutir sobre isso no colégio, imagina o interesse da banca organizadora do seu concurso?

E falando em fake news, o governo federal criou uma página só sobre este tema. Lá é possível conferir todas informações falsas que vem circulando na internet sobre a doença. Vale a pena dar uma olhada.

Se você é uma pessoa que prefere ver vídeos, temos também sugestões de locais com informações confiáveis a respeito do que está acontecendo.

No canal do YouTube Nerdologia, o biólogo e especialista em vírus, Átila Iamarino, fez um vídeo curtinho e bem explicado a respeito do coronavírus, um pouco antes do primeiro caso ser registrado no Brasil. Em seu canal pessoal, há uma live, mais atual, na qual ele explica por mais de uma hora sobre o tema.

Um outro canal bem bacana e com uma pegada um pouco mais informal é o Nostalgia, apresentado por Felipe Castanhari.

E se você prefere um conteúdo jornalístico, há um vídeo da BBC News Brasil sobre o tema, respondendo 12 dúvidas comuns.

Se você não gosta muito de ler e por algum motivo não tem como ver os vídeos, que tal ouvir um podcast?

Neste caso recomendamos o episódio 24 do podcast Bem Estar, que faz parte do portal G1.

Para profissionais da saúde há o PEBMED que possui notícias e atualizações sobre o vírus, além de indicações de artigos e outras fontes científicas.

Além disso, nós iremos te recomendar materiais do governo. No caso, seria interessante você olhar o site do Ministério da Saúde e a matéria oficial sobre o coronavírus publicada por lá. Além de tudo isso, ainda tem o endereço eletrônico da OMS (em inglês) que traz atualizações ao redor do mundo.

É claro que existem várias outras fontes confiáveis sobre o assunto. Porém, é muito importante saber como pesquisar, pois como citamos anteriormente, existe uma grande difusão de notícias falsas, principalmente em redes sociais.

Portanto, neste caso, procure ler matérias de grandes portais e sempre cheque a informação em outros locais, de preferência em órgãos do governo. Qualquer suspeita de que esteja com coronavírus vá à um hospital. Também é importante se prevenir, lavando bem as mãos, evitando locais fechados com grande aglomeração e tendo uma dieta balanceada.

Por fim, não deixe de estudar sobre o tema, pois como dissemos anteriormente, é um assunto global e provavelmente vai cair em várias provas!

Compartilhe



[ad_2]

Source link