[ad_1]
O programa Qualifica Mais-Emprega Mais será destinado para jovens de até 29 anos de idade. Ao todo, serão ofertadas 6.069 vagas em cursos online. Confira.
O governo brasileiro liberou prazo para inscrições de seu novo programa de qualificação profissional. Nesta primeira fase, serão ofertadas 6.069 vagas gratuitas em cursos online. O projeto-piloto, que se chama “Qualifica Mais-Emprega Mais”, destina-se para jovens com até 29 anos de idade. Conforme a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, a seleção será feita pela plataforma EduLivre.
Ao todo, três cursos vão ser fornecidos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs): Programador de Sistemas, Programador Web e Programador de Dispositivos Móveis. Todas as modalidades terão carga horária de 200 horas. Fora as respectivas qualificações, os estudantes que concluírem os cursos serão auxiliados para a inserção no mercado de trabalho.
Cidades e instituições com oferta de vagas
O programa Qualifica Mais-Emprega Mais é uma iniciativa dos ministérios da Educação e da Economia. No primeiro momento, haverá oferta de cursos nas seguintes cidades e respectivas instituições:
- Salvador e região metropolitana (Secretaria de Educação do Estado da Bahia – SEC/BA);
- Fortaleza e região metropolitana (Fundação Universidade Estadual do Ceará – Funece/CE);
- Brasília e região metropolitana (Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEE/DF);
- Belo Horizonte e região metropolitana (Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais – Utramig/MG);
- Recife e região metropolitana (Secretaria de Educação e Esportes – SEE/PE);
- Florianópolis, Joinville, Porto Alegre e Curitiba e regiões metropolitanas (Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina – SED/SC);
- São Paulo, Campinas e regiões metropolitanas (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CPS/SP).
Como se inscrever no programa de qualificação profissional do governo
Para se inscrever no programa Qualifica Mais-Emprega Mais, será necessário acessar a página do EduLivre. Os interessados, no ato das inscrições, deverão preencher uma trilha educacional para conhecer o contexto do mercado em que pretendem se inserir. De acordo com o governo federal, o procedimento deverá ser feito até o dia 11 de abril de 2021.
Além de informações sobre os cursos, a trilha educacional contém exercícios sobre os conteúdos apresentados. Os concluintes com melhor desempenho em cada cidade, por sua vez, vão receber um e-mail para confirmar sua matrícula diretamente com a instituição ofertante. Veja o cronograma previsto:
- Período para cadastro e conclusão da trilha educacional: de 09 de março a 11 de abril de 2021;
- Resultados e envio de e-mails para selecionados: a partir do dia 15 de abril de 2021;
- Pré-matrículas e confirmação: a partir do dia 15 de abril de 2021;
- Início das aulas: a partir do dia 10 de maio de 2021.
Detalhe importante: cada participante que receber o e-mail de pré-matrícula terá até quatro dias corridos para confirmar a participação.
Compartilhe
[ad_2]
Source link