[ad_1]
Para servidores federais, a prova de vida voltará a ser obrigatória no dia 1º de julho de 2021. Confira, em nossa matéria, mais detalhes sobre o assunto.
Nesta segunda-feira (24/05), o governo manteve suspensa a prova de vida para servidores federais. O procedimento voltará a ser obrigatório no dia 1º de junho de 2021 para aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis. Em contrapartida, o prazo foi adiado aos funcionários da administração pública federal. Eles serão obrigados a realizar a prova de vida a partir do dia 1º de julho do mesmo ano.
“Informamos que o INSS não parou de pagar os benefícios por falta de prova de vida desde março de 2020, quando foi suspensa a exigência da prova para a manutenção dos benefícios”, informou o Instituto Nacional do Seguro Social. O INSS também explicou que, mesmo com a suspensão da obrigatoriedade, a prova de vida não parou de ser realizada pelas instituições financeiras credenciadas.
“Esclarecemos que, no entanto, o procedimento não parou de ser realizado pelas instituições financeiras credenciadas. Cerca de 10 milhões de beneficiários, inclusive, já realizaram o procedimento em 2021, seja junto aos bancos ou por biometria facial, disponível no aplicativo Meu Gov.br”, complementou o INSS em resposta à equipe do Concursos no Brasil.
Sobre a prova de vida em 2021
Com a prova de vida, o propósito do INSS é de evitar fraudes e garantir que os pagamentos estejam sendo feitos para pessoas que ainda estão vivas. O procedimento normalmente é feito uma vez por ano em agências bancárias. No entanto, a prova de vida digital passou a ser concedida para alguns beneficiários do INSS. Cerca de 500 mil pessoas, no ano passado, tiveram acesso à alternativa.
A meta, neste ano de 2021, é de liberar a prova de vida digital para mais 5,3 milhões de pessoas. Vale destacar que o próprio INSS está informando (via SMS, e-mail ou telefone) quem poderá utilizar o novo procedimento por biometria. É importante ficar atento para ter certeza de que o contato está sendo feito pelo governo. Muitos hackers podem aproveitar a oportunidade para aplicar golpes e roubar dados pessoais.
No caso dos servidores federais da União, foi liberado o procedimento para aqueles com biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O serviço está disponível por meio do aplicativo SouGov.br (Android e iOS). Já os demais aposentados e pensionistas do INSS devem acessar o “Meu Gov.br”, caso já possam fazer a prova de vida digital.
E quem não está com o celular habilitado para a prova de vida digital e não pode comparecer às agências bancárias? Nesse caso, os interessados devem cadastrar procuração no INSS. Essa alternativa também vale para os beneficiários que moram no exterior.
Compartilhe
[ad_2]
Source link