[ad_1]
O prazo para Universidades divulgarem o resultado dos candidatos que estão na lista de espera do Sisu começa nesta terça-feira.
Quem estava na lista de espera do Sisu 2021 precisa ficar atentos, porque o prazo para as instituições de ensino convocarem os remanescentes do Sistema de Seleção Unificada começa nesta terça-feira (27/04). Cada universidade participante ficará responsável por montar a lista de aprovados e divulgá-las. Sendo assim, os candidatos precisam ficar atentos às publicações das instituições em que demonstraram interesse.
O período para entrar na lista de espera do Sisu ficou aberto até as 23h59 do dia 23 de abril (sexta-feira) para os estudantes que não conseguiram atingir a nota de corte em nenhuma das duas opções de curso selecionadas. Aqueles que não se manifestaram, não devem ser chamados nessa nova rodada de convocações.
Para 2021, o Sistema abriu 206.609 vagas em 109 instituições públicas de ensino superior, contemplando 5.571 cursos de graduação. Entre os dias 06 e 14 de abril, 1.250.095 milhão de pessoas inscreveram suas notas do ENEM, totalizando 2.413.686 milhões de inscrições, considerando que cada candidato poderia escolher até dois cursos.
O que é a lista de espera do Sisu?
Todo ano, os estudantes que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) têm um prazo para colocar suas notas no Sisu, podendo optar por até dois cursos de sua preferência. A escolha pode ser em instituições diferentes ou na mesma, depende apenas do participante.
A cada dia o ranking pode mudar conforme os candidatos se inscrevem e, ao final, saem os resultados dos aprovados. Quem não passa de primeira na chamada regular em nenhuma das opções escolhidas tem um prazo para manifestar seu interesse em entrar na lista de espera do Sisu.
Como o próprio nome já diz, é um rol com o nome dos remanescentes que aguardam serem chamados pelas universidades. Nesse caso, o inscrito deve escolher um dos cursos selecionados anteriormente e solicitar sua entrada na lista. Isso é feito por meio do site do Sisu, no perfil do aluno em seu boletim.
Vale ressaltar que só podem ingressar nessa chamada extra quem participou do ENEM 2020, realizado em janeiro de 2021, e não tenha zerado a redação. Dependendo da Universidade, outros critérios de aceite são exigidos para o ingresso no curso e o próprio Sistema informa se a nota do aluno é suficiente para passar.
O resultado da lista de espera do Sisu é divulgado pelas próprias instituições de ensino, bem como o cronograma de matrícula e quais documentos devem ser entregues. A classificação é dada com base nos seguintes critérios:
- maior nota na redação;
- maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
- maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
O resultado da chamada regular do Sisu 2021 para o primeiro semestre foi divulgado no dia 16 de abril e, nesta terça-feira (27/04), foi liberado o resultado da lista de espera. Confira o site da Universidade que você escolheu para ver a lista de chamada.
Compartilhe
[ad_2]
Source link