[ad_1]
De acordo com o presidente da APCF, a categoria possui carência de código de vagas e ainda não foi confirmada para o próximo concurso PF.

Marcos de Almeida Camargo disse que existe déficit na carreira de Perito. – Foto: Rachmaninoff (Wikimedia Commons)
O concurso PF está previsto para acontecer em 2021, com a oferta de 2.000 oportunidades efetivas para o quadro de servidores da Polícia Federal. Por outro lado, as vagas para o cargo de Perito ainda não foram devidamente aprovadas.
O presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, Marcos de Almeida Camargo, reforçou que a categoria atualmente conta com uma carência de código de vagas. Em live promovida nas redes sociais da APCF, ele informou que já expôs o déficit para a direção-geral da corporação.
“Na época, conseguimos abrir um processo com a relação de 180 vagas para peritos. Enfim, o processo andou, posteriormente passou pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Nisso, houve um aumento para 200 vagas. Depois, foi ao Ministério da Economia e aguardava pela autorização para que possibilitasse a edição de uma Medida Provisória criando as 200 vagas para peritos criminais federais”, argumentou.
Acompanhe a matéria completa e fique por dentro de mais detalhes sobre o assunto. Não se esqueça de conferir outros conteúdos de nosso site, como simulados e artigos. Temos certeza de que existe um material feito especialmente para você!
Concurso PF: presidente da ACPF comenta sobre as vagas para o cargo de Perito
Marcos de Almeida Camargo disse que existe déficit na carreira de Perito, tendo em vista que o último concurso foi realizado em 2018. No entanto, o presidente da APCF lembrou que a criação de cargos públicos continuará limitada até dezembro de 2021. A restrição foi estabelecida pelo Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus (Lei Complementar 173/2020).
“A tendência é que [o Ministério da] Economia não aprove a criação devido a esse dispositivo. Há ainda uma tentativa que será feita por meio de reunião com a direção-geral da corporação que será a conversão de vagas já autorizadas para que contemple oportunidades para peritos criminais federais também. E esse encontro depende de data disponível na agenda do representante”, explicou.
Até então, o próximo concurso PF contemplará oportunidades apenas para os seguintes cargos de nível superior:
- Agente da Polícia Federal: 1.016 vagas;
- Escrivão da Polícia Federal: 600 vagas;
- Delegado da Polícia Federal: 300 vagas;
- Papiloscopista: 84 vagas.
Durante encerramento do curso de formação da PF, o presidente Jair Bolsonaro informou que o edital do certame já está nos seus estágios finais. “Estamos ultimando a confecção do edital de modo que o possamos ter esse efetivo a mais para combater o crime organizado no país”, destacou ao longo do evento, que ocorreu no início de outubro de 2020.
Compartilhe
[ad_2]
Source link