[ad_1]
Foi publicado edital do processo seletivo simplificado para a contratação temporária de pessoal para o preenchimento de 180.557 vagas para a função de Recenseador, para a realização do Censo Demográfico 2020. O processo seletivo do IBGE (Edital IBGE) é organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
A seleção para a função de Recenseador compreenderá a realização de prova objetiva, de responsabilidade do Cebraspe, e de treinamento, de responsabilidade do IBGE, ambos de caráter eliminatório e classificatório.
Funções
FUNÇÃO DE RECENSEADOR
- REQUISITO DE ESCOLARIDADE: ensino fundamental completo.
- REMUNERAÇÃO: a remuneração do Recenseador será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo Recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou) rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.
O candidato poderá simular valores de remuneração por meio de link disponível Link de acesso ao simulador da remuneração do recenseador.
A jornada de trabalho recomendável é de, no mínimo, 25 (vinte e cinco) horas semanais, além da participação integral e obrigatória no Treinamento. Será obrigatório o comparecimento do Recenseador ao Posto de Coleta nos dias e nos horários estipulados pelo ACM ou pelo ACS.
As exigências para o desempenho das atribuições para a função são:
- a) capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados fazendo uso de dispositivo móvel de coleta;
- b) ter acuidade visual para leitura e preenchimento dos questionários e formulários impressos e/ou em meio eletrônico;
- c) ter acuidade visual para interpretar mapas e croquis de setores censitários e identificar no campo os pontos que constituem os limites dos setores;
- d) capacidade de locomoção para execução de trabalhos de campo, nas zonas urbana e rural, em áreas de terreno íngreme, localidades de difícil acesso e áreas de ocupação irregular, bem como para acesso em prédios e residências com escadarias e sem rampas de acesso ou elevadores, caminhos e estradas não pavimentadas;
- e) capacidade motora para manusear o dispositivo móvel de coleta durante a realização de entrevista, que pode ocorrer em condições precárias e preencher os questionários e formulários, registrando números, palavras e marcas, com a precisão exigida pelo dispositivo móvel de coleta;
- f) agilidade para cumprir as tarefas determinadas, nos prazos exigidos, em conformidade com o cronograma da operação censitária e de acordo com o padrão de qualidade requerido.
Vagas
São 180.557 vagas para a ocupação de Recenseador.
Os aprovados receberão remuneração do por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo Recenseador, de unidades recenseadas – domicílios urbanos e/ou rurais -, tipo de questionário – básico ou amostra -, pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.
Inscrições
As inscrições no processo seletivo do IBGE poderão ser realizadas somente via internet, no endereço eletrônico http://www.cebraspe.org.br/concursos/ibge_20_recenseador, das 10 horas do dia 05/03/2020 às 23 horas e 59 minutos do dia 24/03/2020.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 23,61.
Provas
Será aplicada prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, conforme o quadro a seguir:
A prova objetiva terá a duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 25/5/2020, das 13 horas às 17 horas (observado o horário oficial de Brasília/DF).

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 50,00 pontos.
Na data de 18/5/2020, será divulgado o edital que informará a disponibilização da consulta aos locais e aos horários de realização da prova.
A nota em cada questão da prova objetiva, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a:
- 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo da prova;
- 0,00, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo da prova, não haja marcação ou haja marcação dupla.
Será aprovado na prova objetiva o candidato que obtiver no mínimo 15,00 pontos na prova objetiva e no mínimo 1 acerto em cada uma das disciplinas.
Contratação
O candidato classificado para as vagas existentes, obedecendo à estrita ordem de classificação final para a área de trabalho/município/UF, será convocado para contratação por e-mail, telefone e/ou correspondência direta (telegrama), conforme dados informados no aplicativo de inscrição, obrigando-se a declarar no comparecimento, por escrito, se aceita ou não a vaga na área de trabalho/município/UF.
No ato da contratação, o candidato deverá apresentar original e cópia da seguinte documentação:
- a) documento de identidade;
- b) título de Eleitor;
- c) certificado de reservista, alistamento militar constando a dispensa do serviço militar obrigatório ou outro documento hábil para comprovar que o tenha cumprido ou dele tenha sido liberado, se candidato do sexo masculino;
- d) comprovante de inscrição no PIS/PASEP, se possuir;
- e) comprovante de residência;
- f) comprovante de naturalização (no caso de estrangeiro naturalizado);
- g) comprovante de que está amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, na forma do disposto do parágrafo 1º, art. 12, da Constituição Federal e do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta, promulgado no Brasil através do Decreto nº 3.927/2001 (no caso de português no Brasil);
- h) cópia assinada da Declaração de Bens e Rendimentos do ano-base imediatamente anterior apresentada à Secretaria da Receita Federal com o Recibo de Entrega da Declaração, quando for o caso;
- i) comprovante de escolaridade (certificado ou histórico escolar acompanhado de declaração do estabelecimento de ensino atestando escolaridade), de acordo com o estabelecido no subitem 2.1 do edital;
- j) atestado de sanidade física e mental, emitido por médico de qualquer especialidade, há, no máximo, 12 meses anteriores à da data de início do período de inscrição, comprovando capacidade para o exercício das atribuições e as exigências descritas no item 2 do edital; e
- k) 1 (uma) foto 3×4 recente.
Processo Seletivo IBGE Recenseador
- Concurso Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Edital IBGE)
- Banca organizadora Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – Cebraspe
- Função Recenseador
- Escolaridade ensino fundamental completo
- Número de vagas 180.557 vagas
- Remuneração acesse aqui o simulador da remuneração do recenseador
- Inscrições de 05/03/2020 a 24/03/2020
- Taxa de inscrição R$ 23,61
- Data da prova objetiva 25/5/2020
- Clique aqui para ver o Edital IBGE Recenseador
Quer estudar para o Processo Seletivo IBGE?
Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os cursos indicados por nós e comece a estudar hoje mesmo para o processo seletivo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística:
CURSOS PROCESSO SELETIVO IBGE RECENSEADOR
Fique por dentro de todos os concursos
MELHORES CURSOS ONLINE PARA CONCURSOS 2020
O DODF (Diário Oficial do Distrito Federal) é um site com notícias de concursos públicos municipais, estaduais e federais no país inteiro, com atualizações em tempo real e diversas vagas na carreira pública.
Confira em nosso site os Concursos Públicos Abertos em 2020, Concursos Previstos em 2020, Concursos no DF, Concursos Abertos em SP, Concursos Abertos no RJ, Concursos Abertos em MG, Concursos abertos no RS, Concursos Abertos na Região Sudeste, Concursos Abertos na Região Sul, Concursos Abertos na Região Nordeste, Concursos Abertos na Região Centro Oeste e Concursos Abertos na Região Norte.
[ad_2]
Source link