[ad_1]
Susana Guerra pediu demissão após o Congresso Nacional reduzir o orçamento destinado para a realização do Censo Demográfico. Saiba os detalhes em nossa matéria.
A ex-presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Susana Cordeiro Guerra, deixou o cargo nesta sexta-feira, dia 09 de abril. Em carta de despedida encaminhada para os funcionários do órgão federal, a economista ressaltou a importância da realização do Censo Demográfico e fez um apanhado de sua atuação durante os dois anos e dois meses à frente do IBGE. “Mais do que nunca será fundamental para o futuro do Brasil”, afirmou.
Susana Guerra pediu demissão após o Congresso Nacional reduzir o orçamento destinado para a realização do Censo Demográfico. Inclusive, as provas do concurso IBGE para Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador acabaram sendo suspensas pelo mesmo motivo. Juntos, os cargos abrangem 204.307 vagas. O destino dessas seleções depende de parecer do Ministério da Economia sobre o orçamento do Censo.
“Tenho a convicção de que conseguimos lançar bases sólidas para que a operação censitária seja implementada. O próximo Censo terá, como lastro, o aprendizado e os avanços técnicos viabilizados nos últimos meses, mas também se apoiará na expertise e na experiência construídas pelos ibgeanos ao longo de décadas”, a ex-presidente do IBGE escreveu em carta de despedida.
Como fica o concurso IBGE para Censo Demográfico e as demais seleções?
Em razão dos cortes no orçamento do Censo Demográfico, foram suspensas as provas do concurso IBGE para os cargos de Agente Censitário Municipal, Agente Censitário Supervisor e Recenseador. A etapa eliminatória estava prevista para ocorrer durante os dias 18 e 25 de abril, mas acabaram sendo adiadas. Em comunicado, o Cebraspe disse que, em breve, um novo prazo pode ser definido.
Lembrando que as demais seleções, até então, ainda não foram alteradas. Continua mantido o calendário de atividades para Agente de Pesquisa e Mapeamento, Agente de Pesquisa por Telefone, Supervisor de Coleta e Qualidade e Supervisor de Pesquisas. Ao todo, o IBGE abriu seis editais neste ano de 2021. As oportunidades foram distribuídas da seguinte maneira:
- Recenseador: 181.898 vagas para o Censo Demográfico;
- Agente Censitário Municipal (ACM): 5.450 vagas para o Censo Demográfico;
- Agente Censitário Supervisor (ACS): 16.959 vagas para o Censo Demográfico;
- Agente de Pesquisa e Mapeamento: 5.623 vagas;
- Agente de Pesquisa por Telefone: 300 vagas;
- Supervisor de Coleta e Qualidade: 552 vagas;
- Supervisor de Pesquisas: 25 vagas.
Compartilhe
[ad_2]
Source link